terça-feira, 23 abril 2024

Cidades da região ampliam vacinação contra a gripe

Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Indaiatuba e Sumaré ampliam vacinação e destina à toda a população a partir desta segunda-feira (15)

Por Jaqueline Durões

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

As campanhas de vacinação é uma estratégia fundamental para a saúde pública, e um dos grandes avanços da ciência foi o desenvolvimento de vacinas. Com o propósito de fortalecer o sistema imunológico do individuo, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos, como vírus, bactérias e principalmente evitam o adoecimento.

A Secretaria de Saúde de Americana vai ampliar a vacinação contra a gripe à população em geral a partir desta segunda-feira (15) até sexta-feira, das 8h30 às 16h. Todos os indivíduos com idade superior a seis meses poderão receber a vacina, que está disponível nas unidades básicas de saúde.

A nova formação da campanha é uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, considerando a disponibilidade das doses de vacina pelas cidades, e tem como objetivo ampliar a imunização e reduzir as internações consequentes de problemas respiratórios.

A vacina contra a gripe não precisa de nenhum intervalo em relação aos outros imunizantes do calendário anual, inclusive contra a Covid-19. As pessoas devem comparecer à unidade básica de saúde, munidos de documento com foto. No caso das crianças, além do documento, os pais (ou responsável legal) devem apresentar, obrigatoriamente, a carteira de vacinação de rotina da criança.

Desde o início da campanha, até o dia 10 de maio, Americana efetuou 20.598 aplicações, o que representa uma cobertura de 23,6%.

Em Santa Bárbara d’Oeste a vacinação contra a gripe também será destinada para toda a população a partir desta segunda-feira (15). Todas as pessoas acima dos 6 meses de idade podem receber a dose da vacina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, sem necessidade de agendamento. De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica já foram aplicadas 15.235 doses contra a gripe no Município.

Para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 a orientação é aguardar um intervalo de 30 dias depois da recuperação do quadro clínico para buscar a imunização contra a Influenza. Vale ressaltar que o horário de vacinação das crianças é diferente dos demais públicos em algumas unidades.

A prefeitura de Limeira liberou para toda população vacinação contra gripe para pessoas, com ou sem comorbidades. Até então, a vacina era indicada apenas para grupos prioritários. Lembrando que o imunizante utilizado é a trivalente, que protege contra três cepas da Influenza, incluindo H1N1 e H3N2, e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Para receber a vacina, basta procurar um dos 17 pontos disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Limeira, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. É necessário apresentar documento com foto, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao-gripe-influenza).

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba iniciou a vacinação no último fim de semana contra gripe. A partir desta segunda-feira (15), toda a população acima de seis meses pode receber o imunizante na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Dúvidas podem ser esclarecidas no WhatsApp da Saúde (19) 99779-3856.

A Secretaria de Saúde de Sumaré também ampliou a vacinação contra a gripe à população em geral, que já está disponível nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. As doses estavam disponíveis apenas para grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde informou ainda que vacinou cerca de 15 mil pessoas contra a gripe até o momento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também