quinta-feira, 21 novembro 2024
IMUNIZAÇÕES ATRASADAS

Tarcísio de Freitas lança campanha de multivacinação em todo o estado

Objetivo da ação é continuar melhorando os níveis de cobertura vacinal nos 645 municípios paulistas
Por
João Victor Viana
Foto: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo

No último sábado (30), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou a campanha de multivacinação do estado, que pretende alcançar os níveis de cobertura vacinal estabelecidos pelo Ministério da Saúde em todos os 645 municípios paulistas.

A campanha consiste na checagem de carteiras de vacinação de crianças e adolescente de até 15 anos. A verificação, que acontece entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro, tem o objetivo de identificar quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço.

De janeiro até esse momento, os níveis de vacinação no estado vêm subindo e preenchendo a cobertura que está em defasagem desde 2016. As extensões de oferta estão contribuindo para essa melhora.

O Ministério da Saúde considera que 90% é o nível de cobertura satisfatório. Imunizantes da poliomielite e sarampo tinham taxas abaixo de 80% desde 2021, por exemplo. Neste ano, chegaram a 85,9% e 89,9%, respectivamente.

No anúncio da nova campanha, feita em uma escola estadual da zona oeste da capital, Tarcísio afirmou que “quando a gente está falando de vacinação, estamos falando de saúde e de realização de sonhos. Tornar esses sonhos possíveis proporcionando saúde para nossas crianças e jovens, mantendo erradicadas algumas doenças que já tivemos no nosso Brasil”.

Esta campanha oferecerá vacinas de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e covid-19.

Além dos mais de cinco mil postos de saúde espalhados pelo estado, a imunização também poderá ser oferecida em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais. As estratégias de distribuição e aplicação ficarão a cargo das prefeituras.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, explicou que essa iniciativa é uma continuidade dos trabalhos. “A campanha ‘Vacina 100 Dúvidas’, que lançamos em março, respondeu as perguntas que muitas pessoas tinham e ajudou essas pessoas a decidirem pela imunização para si mesmas e para suas famílias. Esperamos que, levando a vacinação para além dos postos de saúde, vamos alcançar ainda mais pessoas e elevar a cobertura vacinal, prevenir doenças e proteger toda a população”, disse.

Para se informar melhor sobre as vacinas e sanar todas as eventuais dúvidas relacionadas à imunização, o site Vacina 100 Dúvidas está disponível para consulta e informação da população.

Foto: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também