A nadadora Manuela Ballan Sega, 10, que integra o Natação Americana, conseguiu no último sábado superar o recorde nos 100m Peito Petiz 1, que perdurou por 26 anos. O resultado foi obtido no Torneio Regional Petiz a Sênior, realizado no último final de semana em Limeira.
A marca durava 26 anos e Manuela fez o tempo de 1min20s90. O recorde anterior, de 1min23s01, pertencia a Stefanie Brunetti Cassis e havia sido estabelecido no dia 27 de junho de 1992, quando a atleta defendia a Unisanta. Manuela teve evolução na prova, pois no Campeonato Paulista da temporada de inverno ela foi campeã, mas com o tempo de 1min23s12.
De acordo com o coordenador do Natação Americana, Fábio Cremonez, Manuela chegou ao time há dois anos pelas mãos de seus pais e logo demonstrou aptidão ao esporte. “Ela tinha muita facilidade na água. Conseguiu evoluir e um dos fatores que levaram a bater o recorde foi a sua determinação, além do respaldo dado pelos pais”, disse Fábio em entrevista ao TODODIA.
Ao todo, 60 atletas são vinculados ao Natação Americana e Fábio afirma que Manuela Sega é uma das provas de que o trabalho é bem feito. “O ponto forte dela é a perseverança e a busca de melhorar a cada semestre. Para continuar a evolução, ela vai adquirir força e melhorar com o passar dos anos”, disse Fábio. Manuela tem como treinadora Mariana de Moraes Cremonez.
Para Fábio Cremonez, os resultados com Manuela demonstram que muita coisa boa poderá acontecer no futuro. “A gente sempre busca um pouco mais de apoio para proporcionar mais aos atletas. A Manuela está crescendo junto a equipe, que compete dos 07 aos 18 anos. Estamos colhendo muitos frutos pois vários são campeões paulistas e medalhistas em competições nacionais”, arrematou o treinador da jovem atleta.
HOMENAGEM
Detentora do antigo recorde, Stefanie Brunetti Cassis usou seu perfil do Instagram para parabenizar Manuela por ter superado seu recorde. “Que seja apenas o início da sua vida de campeã, continue com esse foco e disciplina que terás muito mais vitórias. E que diante das adversidades você consiga se superar e se tornar grandiosa. Hoje foi campeã paulista, amanhã será campeã brasileira, sul americana… vou te acompanhar até você chegar nos jogos olímpicos”, escreveu.