sexta-feira, 12 setembro 2025
CONQUISTA INTERNACIONAL

Americanenses representam o Brasil na Copa das Nações de Padbol na Áustria e conquistam resultado histórico

André Naves e Gabriel Garcia conquistam o 4º lugar, melhor resultado do Brasil na história do padbol em torneios mundiais
Por
João Victor Viana
Gabriel Garcia e André Naves representaram o Brasil na 4ª Copa das Nações de Padbol. Foto: Arquivo pessoal

O Brasil foi representado por dois americanenses na 4ª Copa das Nações de Padbol, realizada na Áustria. André Naves, de 24 anos, e Gabriel Garcia, de 21, alcançaram o melhor resultado brasileiro na história da modalidade, garantindo o quarto lugar.

O torneio aconteceu no último fim de semana, entre sexta-feira (5) e domingo (7), e contou com a participação de 12 países. Além do Brasil, estiveram presentes Alemanha, Áustria, Bélgica, Catar, Espanha, França, Hungria, Itália, Kuwait, Portugal e Romênia.

Campanha histórica
A dupla americanense teve uma trajetória marcante desde a primeira fase. O Brasil caiu em um grupo com França, Portugal, Espanha e Bélgica.

  • Na estreia, a equipe brasileira venceu os franceses por 2 sets a 0, em um jogo tenso no começo, mas que depois foi dominado pelos brasileiros.
  • Na segunda rodada, já garantiu um feito histórico: a vitória por 2 a 1 sobre Portugal. Os portugueses, que foram top 3 no último Mundial, em 2023, são considerados uma potência na modalidade. Foi a primeira vez que o Brasil venceu uma seleção desse nível.
  • Na sequência, os americanenses perderam por 2 a 0 para a Espanha, que se tornaria campeã do torneio, mas fecharam a fase de grupos com vitória sobre a Bélgica por 2 sets a 0, assegurando vaga nas quartas de final.-
  • Nas quartas, o Brasil protagonizou mais uma partida emocionante. A dupla venceu o Catar por 2 a 1 e protagonizou uma virada espetacular no último set. Perdendo por 5 a 2, André e Gabriel reagiram e fecharam em 7 a 6.
  • Na semifinal, reencontraram Portugal, mas dessa vez os europeus levaram a melhor em um duelo equilibrado decidido no tie-break (2 a 1).
  • Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil perdeu para a Romênia por 2 a 0, mas mesmo assim conquistou uma colocação histórica.
André e Gabriel foram acompanhados por Henrique Sacilotto, sócio-fundador do Padbol Brasil, na Áustria. Foto: Arquivo pessoal

Resultado inédito
Com a conquista do quarto lugar nesta edição da Copa das Nações, o Brasil alcançou o melhor resultado da modalidade no país em torneios mundiais. Apesar de não chegar à final, os atletas comemoraram a campanha e destacaram a importância da experiência vivida na Áustria.

“Só tenho a agradecer! O Brasil chegou mais longe do que esperávamos. Esperávamos ganhar pelo menos uma partida ou duas, chegamos na semifinal e ficamos em quarto lugar. Somos a quarta melhor seleção do mundo. Estou muito orgulhoso do nosso resultado”, disse André Naves, que é educador físico.

MVP da Copa das Nações é brasileiro
Para coroar a campanha, Gabriel Garcia foi eleito o MVP da Copa das Nações, prêmio individual dado ao melhor jogador da competição. Surpreso, ele ressaltou a superação da equipe brasileira.

“Ninguém botava fé na gente. A gente se superou, de verdade. Todos os países desacreditaram e no final eles vieram parabenizar a gente pelo torneio incrível que a gente fez. Eu sei que Deus olhou para a gente e falou que esse torneio era para nós”, contou o estudante de Fisioterapia.

Gabriel Garcia recebeu o prêmio de MVP do torneio. Foto: Arquivo pessoal

Padbol começa a construir sua história no Brasil
Criado em 2008, na Argentina, o padbol vem ganhando cada vez mais projeção mundial e já é praticado em mais de 35 países. No Brasil, a modalidade começou a se consolidar em 2022.

O esporte foi trazido ao país pelos sócios Gabriel Sacilotto, o Pituco, e Henrique Sacilotto, e é praticado em uma quadra semelhante à de padel, cercada por vidros e com uma rede no meio, combinando regras de tênis e futevôlei.

Craques do futebol praticam
O padbol também tem ganhado visibilidade graças à adesão de grandes nomes do futebol mundial. Jogadores e ex-jogadores, como Zlatan Ibrahimovic e Paul Pogba, já praticam o esporte fora do país, enquanto no Brasil atletas como Oscar, Elano e Michel Bastos também aderiram à modalidade, ajudando a aumentar seu reconhecimento e popularidade.

Região é pioneira no país
A primeira quadra de padbol construída no Brasil foi instalada em nossa região, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo agora é conquistar cada vez mais adeptos, elevar o nível de competitividade e expandir a modalidade por todo o país.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também