
O Rio Branco confirmou, na noite desta quinta-feira (10), que jogará a Copa Paulista pelo segundo ano consecutivo.
O clube garantiu a classificação ao torneio por ficar entre os oito melhores colocados da Série A3
do Campeonato Paulista. O Tigre terminou em quarto na classificação geral. Nas semifinais, o Rio Branco foi eliminado pelo Monte Azul por 3 a 1 no placar agregado.
“Confirmamos a participação na competição estadual para dar continuidade no planejamento de reconstrução do clube e do trabalho incessante da diretoria em manter o clube ativo, de forma competitiva, dentro de campo e sempre com responsabilidade financeira”, publicou o clube nas redes sociais.
O prazo limite para confirmar a participação no campeonato era até esta quinta-feira. O conselho técnico para definição de detalhes do calendário será na terça-feira (15).

COMPETIÇÃO POSSIBILITA VAGAS EM TORNEIOS NACIONAIS
A Copa Paulista dá ao campeão o direito de escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro Série D do ano seguinte. O vice-campeão fica com a vaga da competição preterida.
Em 2024, o Rio Branco foi eliminado na fase de grupos da competição.
REFORMULAÇÃO NO ELENCO
Com o fim da participação do Tigre na Série A3, diversos jogadores saíram do clube. A maioria deles estava com o contrato perto do encerramento.
O movimento é comum em equipes que disputam a Copa Paulista, pois a competição não é subsidiada pela Federação Paulista de Futebol, ao contrário do que acontece nas divisões do Campeonato Paulista.
Desse modo, os times enxugam a folha salarial e costumam dar oportunidade a jogadores das categorias de base.