domingo, 8 setembro 2024
PARIS 2024

Basquete masculino na Olimpíada tem Brasil de volta neste sábado

Seleção estreia às 12h15 de sábado contra os anfitriões franceses
Por
Redação
Foto: Wander Roberto/COB

A seleção brasileira de Basquete estreia neste sábado (27) contra a equipe da França, em um dos quatro jogos da modalidade programados para o dia. A primeira fase, composta por 12 equipes divididas em três chaves com quatro seleções cada, será toda disputada na cidade de Lille. Já os mata-matas (jogos eliminatórios) serão em Paris.

As duas últimas campeãs do mundo, Alemanha e Espanha, estão presentes na competição deste ano. O Canadá, medalhista de bronze no último Mundial e repleto de atletas da NBA no plantel, também. Assim como a Austrália, bronze em Tóquio.

Depois de ficar de fora de Tóquio e disputar os Jogos do Rio como país-sede, a seleção brasileira voltou a conquistar na quadra uma vaga olímpica depois de doze anos. O time conta com três atletas que têm participação olímpica: o ala-armador Vitor Benite, Marcelinho Huertas e Raulzinho. Os outros nove vão estrear e pegaram um grande desafio logo na primeira vez. O Brasil está no grupo B.

A França, dona da casa que tem a jovem estrela Victor Wembanyama no elenco, é a adversária na estreia. Depois, a Alemanha e por último, o Japão. Os dois mais bem colocados de cada chave avançam às quartas, assim como os dois melhores terceiros colocados no geral.

“Como vai ser a primeira para muitos aqui, todo mundo está ansioso. Até por termos no nosso grupo o atual campeão do mundo e a seleção da casa, toda aquela atenção com o Wembanyama. Mas jogar essas competições super importantes é realizar sonhos para mim e me faz crescer como jogador”, revela o armador Georginho.

No Pré-Olímpico da Letônia, o técnico do Brasil, o croata Aleksandar Petrovic, que comandou a seleção de 2017 a 2021 e retornou em abril deste ano, encontrou algumas respostas sobre como montar a equipe. Ele está otimista.

“Esta seleção tem uma defesa ferrenha. Foi ela que nos salvou no Pré-Olímpico. Agora estamos encontrando um ritmo mais fluido no ataque. Penso que vamos praticar um ótimo basquete na Olimpíada. Temos no mínimo duas ou três opções de como jogar contra a França. Chegamos preparados e temos chances de ir às quartas”, acredita o treinador.

(Com informações de Igor Santos, para a Agência Brasil)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também