sexta-feira, 19 abril 2024

Brasil cai no ranking da Fifa

A seleção brasileira caiu para a terceira posição do ranking da Fifa divulgado ontem pela entidade que comanda o futebol mundial. O Brasil, que ocupava a segunda colocação na lista divulgada em julho deste ano, foi ultrapassado pela França – a Bélgica segue na liderança.

A queda na tabela da Fifa está diretamente relacionada ao isolamento brasileiro no cenário mundial. Desde a Copa do Mundo de 2018, a equipe do técnico Tite enfrentou somente um europeu, a República Tcheca, 44ª no ranking, e duas seleções do top 10, Colômbia e Argentina, 9º e 10º colocadas, respectivamente.

Hoje, Tite anunciará, a partir das 10h30, a convocação da equipe nacional para novos amistosos. Os adversários dos próximos duelos serão Senegal e Nigéria, nos dias 10 e 13 de outubro, ambos em Singapura.

Os senegaleses, vice-campeões da Copa Africana de Nações, ocupam a 20º posição, enquanto os nigerianos, semifinalistas do torneio, estão em 33º lugar.

O novo ranking levou em conta os resultados da última data Fifa, contabilizando 78 amistosos oficiais, 60 confrontos eliminatórios para a Copa do Mundo e 74 jogos de classificação para competições continentais. A possibilidade de enfrentar adversários fortes da Europa foi, de certa forma, atrapalhada pelo surgimento da Liga das Nações, torneio organizado pela Uefa e que passou a integrar o calendário europeu em 2018.

Os compromissos dessas seleções com a competição reduziram as datas livres para amistosos com equipes de outros continentes. Até o fim de 2019, os europeus também estarão ocupados com as partidas classificatórias para a Eurocopa de 2020. Ainda, para a conta do ranking da Fifa, os jogos da Liga das Nações passaram a ter peso superior ao de partidas amigáveis.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também