Com duas partidas para realizar na Série B do Campeonato Brasileiro, o Conselho de Administração do Guarani decidiu ontem promover uma “limpeza” na estrutura do departamento de futebol profissional com as demissões do técnico Umberto Louzer, do coordenador de futebol Luciano Dias, do auxiliar técnico Caio Autuori, e do preparador físico Felipe Celia.
Umberto Louzer deixa o Guarani com a conquista da Série A-2 do Campeonato Paulista deste ano e o faturamento de 50 pontos na Série B. No total, o treinador teve 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas e aproveitamento de 54,32% dos pontos disputados.
Na entrevista coletiva realizada ontem, apesar das inúmeras tentativas, tanto Louzer quanto o presidente do Bugre, Palmeron Mendes Filho não esconderam o ressentimento criado pelo desmanche.
Quem falou primeiro foi o ex-treinador bugrino, que entabulou um discurso de agradecimento e de exibição dos seus feitos. “Saio sem nenhuma mágoa ou ressentimento por ter começar em um clube grande. Saio da mesma maneira que cheguei. Deixo o clube melhor do que cheguei”, disse o ex-treinador.
Quando foi perguntado sobre a influência na equipe da disputa nos bastidores entre a Elenko\Traffic e a Magnun\ASA Alumínios pelo comando do futebol do Guarani em 2019, Louzer tentou fugir do assunto, mas mostrou o desconforto.
“Eu quero mais é valorizar os dados e números. A entrevista cria expectativa sobre aquilo que vou falar. Vou me reservar ao direito apenas de lembrar as coisas boas. Tivemos dificuldades de reformulação, reconstrução, mas suprimos. Queria muito mais, porque seriam dois acessos no começo de carreira, mas esses fatores que desencadearam esse rendimento, como o processo de cogestão”, arrematou o técnico.
Já o presidente bugrino não escondeu sua decepção pelo rendimento no gramado. “O Conselho de Administração resolveu a tempo de agir para o trabalho do Campeonato Paulista de 2019. Foi frustrante, pois fizemos partidas abaixo. Devemos entender que o futebol é feito por ciclos. E fizemos um ciclo muito vitorioso”, afirmou.
De acordo com Palmeron, a decisão foi planejada e consciente. A tendência é que o coordenador técnico Fumagalli comande o time no próximo duelo. Um novo técnico ainda não foi anunciado.