A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou ontem o calendário do futebol brasileiro para 2019 com uma má notícia para os clubes do país: as datas Fifa seguirão atrapalhando as equipes em meio às disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Ao todo, o calendário tem dez datas destinadas aos amistosos entre seleções. Oito delas serão jogadas durante as principais competições nacionais. Duas dessas estão previstas para setembro, entre os jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil.
As duas primeiras datas destinadas às seleções, em março, invadem os estaduais. As duas últimas, em novembro, terminam três dias antes da decisão da Copa Libertadores, que no ano que vem será decidida num sábado, 23 de novembro, em jogo único.
Em 2019 também terá a edição da Copa América realizada no Brasil. O torneio será disputado de 14 de junho a 7 de julho. Não haverá jogos das competições nacionais de clubes.
A pré-temporada começa já no dia 2 de janeiro e terá duração de apenas 18 dias. No dia 20 começam os estaduais, com 18 datas previstas.
Outras mudanças anunciadas são o fim das partidas às 21h45, com horário máximo de 21h30 para os jogos de meio de semana, e a antecipação da final da Copa do Brasil.
O torneio deste ano será decidido entre Cruzeiro e Corinthians nos dias 10 e 17 de outubro. Para 2019, a entidade anunciou que as finais serão disputadas em 4 e 11 de setembro. A competição também terá um intervalo máximo de uma semana entre jogos de ida e volta nas quartas de final, semifinais e final.