Depois da aprovação da comissão de programa olímpico, do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Conselho Executivo da entidade votou e chancelou a inclusão do críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Lacrosse e críquete voltarão a ser disputados no maior evento multiesportivo do mundo após mais de 100 anos. Já o beisebol/softbol retornarão após ausência em 2024. O flag football e o squash, por sua vez, farão sua estreia nos Jogos Olímpicos.
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
A votação a favor da inserção dos esportes aconteceu nesta segunda-feira (16), em Mumbai, na Índia. Entre 90 membros do COI, somente Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, se posicionaram contra.
Mas afinal, você conhece os esportes que serão incluídos em 2028?
Sendo uma derivação do futebol americano, o flag football possui menos contato físico, ao invés de derrubar o adversário, o objetivo é evitar o avanço retirando a flag, uma fita que fica presa na cintura. A falta do equipamento de proteção também é uma importante diferença.
O squash estava tentando entrar nas Olimpíadas há pelo menos 20 anos e se baseia nos princípios do tênis. Usando a raquete e uma bola de borracha, os adversários não rebatem a bola diretamente para o outro, mas sim em uma parede.
Bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá, a modalidade Lacrosse usa o gol como pontuação, mas a grande peculiaridade é que os atletas carregam a bola com bastões que possuem uma espécie de cesto em uma das extremidades.
O críquete remete a infância de todos que jogaram bets ou taco. Com equipes compostas por onze jogadores, os jogos são disputados em um campo de formato oval e o objetivo é marcar mais corridas que o adversário.
Com a origem muito unitária, o beisebol e o softball possuem diversas semelhanças, mas com o softball direcionado para mulheres. Já mais consolidado devido à liga norte-americana, MLB (Major League Baseball), o beisebol possui as regras mais difundidas. O esporte também se baseia em ter mais corridas completas durante a partida.