quarta-feira, 21 maio 2025
A FAVORITA

Conheça a capoeirista de Americana que se tornou destaque internacional em Lisboa

Nicolle Coelho brilhou na 26ª edição dos Jogos Europeus e na 5ª edição dos Jogos Eurobrasileiros de Capoeira
Por
Felipe Gomes

Conhecida por seus movimentos ágeis e complexos, com o uso dos pés, das mãos e de elementos ginástico-acrobáticos, a “Favorita”, como é carinhosamente chamada na capoeira, Nicolle Coelho, de 25 anos, se tornou um dos grandes destaques da delegação brasileira. Ela conquistou um lugar entre as quatro melhores competidoras de sua categoria e se posicionou entre as campeãs dos Jogos Eurobrasileiros.

A capoeirista americanense brilhou na 26ª edição dos Jogos Europeus e na 5ª edição dos Jogos Eurobrasileiros de Capoeira, realizados entre os dias 16 e 21 de abril deste ano, em Lisboa, Portugal. O evento é considerado o maior da modalidade na Europa e reuniu mais de 600 atletas de mais de 20 países.

“Eu comecei na infância, por meio de um projeto social. Depois, recebi a oportunidade de competir em outros campeonatos – sub-brasileiro, brasileiro – e sempre fui um destaque na minha categoria, sempre finalista entre as quatro melhores competidoras. Ir para Lisboa foi uma oportunidade muito interessante. Sempre tive o sonho de competir fora do país, e este ano eu consegui realizar esse sonho, graças aos apoiadores e às empresas que patrocinaram a viagem. Foi uma experiência incrível”, afirma Nicolle.

Além das conquistas nas competições, a Favorita também se destaca pelo trabalho fora das rodas de capoeira. Educadora física, ela desenvolve um projeto que une capoeira e terapias cognitivas, utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento físico, emocional e mental, especialmente entre crianças.

“Quando trazemos a capoeira para esse contexto, conseguimos, por meio dela, despertar a consciência corporal do paciente, do aluno. Isso melhora a socialização, os aspectos físicos e cognitivos. A ideia surgiu porque minha avó é deficiente visual e me acompanhava nas rodas de capoeira. Por incrível que pareça, ela participava por meio do som, da música, e desenvolveu uma grande habilidade com o tempo. Quando conheci a clínica onde trabalho atualmente, apresentei o projeto, que tem como base um livro que usamos na nossa escola, chamado Capoeira Neural”, comenta a Favorita.

Agora, a trajetória de Nicolle segue em direção a um novo desafio: ela está se preparando para representar o Brasil na competição mundial de capoeira |Foto: Alessandro Araujo/TVTODODIA

Para muitas que vêm do mesmo lugar que Nicolle, a capoeirista se tornou mais do que uma professora: é uma verdadeira inspiração para as alunas. Elas a enxergam como um exemplo de força, superação e dedicação, tanto como atleta quanto como educadora.

“A gente experimenta coisas novas. Ela é uma professora muito dedicada. Além disso, é nossa amiga. Quando está fora, está no meu coração. É uma inspiração, eu quero chegar onde ela está. Gosto muito dela, é uma professora excelente. Aprendi muitas coisas com ela”, afirma Ísis, aluna de Nicolle.

Agora, a trajetória de Nicolle segue em direção a um novo desafio: ela está se preparando para representar o Brasil na competição mundial de capoeira, que será realizada no segundo semestre deste ano, no Rio de Janeiro. A expectativa é grande, e Nicolle segue treinando intensamente para levar, mais uma vez, o nome de Americana ao pódio internacional.

“A expectativa é grande. Seguimos treinando intensamente para levar, mais uma vez, o nome de Americana ao pódio internacional. Estamos apostando que o público consiga acompanhar e reconhecer a importância da capoeira para o atleta e também o valor de, como atleta e professora, levar isso para a nossa cidade e repassar esse conhecimento para a criançada”, conclui a Favorita.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também