
O Conselho Técnico da 4ª Divisão do Campeonato Paulista, temporada 2024, está marcado para a próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, às 11h, no Edifício Pelé, prédio da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Esse encontro definirá as diretrizes de como será o campeonato no ano que vem. Com a criação da 5ª divisão, há dúvidas de como será o 4º escalão do futebol paulista em relação a, principalmente, limite de idade dos atletas, modelo de disputa e data de início.
No dia 29 de setembro, houve um encontro de ideias na sede FPF, onde foram discutidos alguns temas como a possibilidade de cinco jogadores acima dos 23 anos, vagas para Copa Paulista, patrocínio master do campeonato e o regulamento da nova divisão. Agora, o conselho técnico trará as definições desse início de conversa.
Em entrevista a rede TODODIA, no fim de setembro, o técnico do Rio Branco, Valmir Israel, contou que a indefinição do regulamento estava prejudicando o planejamento de todas as equipes participantes. O treinador definiu estar “de mãos atadas”. O limite de idade é o ponto crucial, pois a incerteza faz que o avanço de negociações fique comprometido.
A data de início também é um ponto importante, já que é em cima desta data que se planeja o cronograma da pré-temporada. Especula-se que o primeiro jogo seja no dia 27 de janeiro.
O ofício de convocação enviado pela FPF aos clubes participantes prevê que o presidente do clube participe da reunião, caso não seja possível, é preciso nomear um representante legal.
Pelo lado do Rio Branco Esporte Clube, o presidente do clube, Gilson Bonaldo, será o representante. Já o União Agrícola Barbarense Futebol Clube será representado legalmente por seu Gerente de Futebol, Ricardo Lima.
Além de Rio Branco e União Barbarense, os outros 14 clubes participantes são: Penapolense, Independente, Nacional, Taquaritinga, América, Francana, Grêmio São-Carlense, XV de Jaú, Ska Brasil, Jabaquara, Joseense, Barretos, Audax, Vocem.