sábado, 20 setembro 2025
PRIMEIRA VEZ NO BRASIL

Copa Paulista: XV de Piracicaba arranca empate do Comercial em jogo marcado por uso inédito do desafio de vídeo

Equipes ficam no 1 a 1 em Ribeirão Preto; decisão da vaga na final será no próximo sábado (27), em Piracicaba
Por
Guilherme Pierangeli
XV de Piracicaba arrancou empate no fim contra o Comercial em Ribeirão Preto. Foto: Bárbara Pires/Comercial

O duelo entre Comercial e XV de Piracicaba, realizado nesta sexta-feira (19), no estádio Palma Travassos, abriu as semifinais da Copa Paulista Sicredi 2025 com direito a estreia de um recurso inédito no futebol paulista: o desafio de vídeo. A partida terminou empatada por 1 a 1, resultado que deixa a vaga na final em aberto para o confronto da volta.

Primeiro tempo equilibrado e pênalti confirmado pelo desafio
O jogo começou com maior presença ofensiva do XV de Piracicaba, que buscou o ataque principalmente com Anderson Magrão. O atacante levou vantagem em algumas disputas, mas parou na defesa do goleiro João Lucas. Aos poucos, o Comercial conseguiu neutralizar a pressão inicial e passou a ocupar o campo adversário.

Aos 36 minutos, um lance dentro da área gerou reclamação dos jogadores do time da casa. O técnico Roberval Davino utilizou o desafio de vídeo, recurso que concede duas revisões por equipe em situações específicas, como gols, pênaltis e cartões vermelhos. O árbitro Fabiano Monteiro dos Santos revisou a jogada de João Victor em Marcelinho e assinalou a penalidade. Felipe Rodrigues converteu com categoria, colocando o Comercial em vantagem.

Reação do XV e empate nos acréscimos
Na etapa final, o XV de Piracicaba voltou mais ofensivo, controlando a posse de bola e pressionando em busca do empate. Serginho quase igualou o marcador em chute que explodiu na trave. Pouco depois, o técnico Moisés Egert também recorreu ao desafio de vídeo em lance envolvendo Léo Santos, mas a arbitragem manteve a decisão de campo e não marcou pênalti.

O Comercial recuou e tentou explorar contra-ataques, enquanto o XV intensificava as investidas. Nos acréscimos, Erik Bessa lançou Paulo Marcelo, que exigiu grande defesa de João Lucas. Logo depois, Cristopher derrubou o atacante na área, e desta vez a marcação do pênalti foi imediata, sem necessidade do recurso. Matheus Carvalho cobrou com firmeza e decretou o empate por 1 a 1.

Situação para o jogo de volta
Com o resultado, a decisão da vaga para a final da Copa Paulista Sicredi será no próximo sábado (27), às 18h, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Quem vencer avança. Se houver novo empate, a classificação será definida nos pênaltis.

Ficha técnicaCopa Paulista Sicredi 2025 – Semifinal (ida)
Data: 19/09/2025 – 20h
Local: Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, Ribeirão Preto (SP)
Público: 4.091 torcedores
Renda: R$ 68.610,00
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Daniel Luís Marques e Gustavo Rodrigues de Oliveira

Cartões amarelos:

  • Comercial: Marcelinho, Bajé, Pablo e Cristopher
  • XV de Piracicaba: Serginho

Gols:

  • Comercial: Felipe Rodrigues, 36’/1T (pênalti)
  • XV de Piracicaba: Matheus Carvalho, 55’/2T (pênalti)

Comercial:
João Lucas; Wellington Petuba, Leandro Sergipe, Cristopher e Yuri; Felipe Mian, Frank (Gabriel Barros), Matheus Prado e Carlos Bajé (Artur); Felipe Rodrigues e Marcelinho.
Técnico: Roberval Davino.

XV de Piracicaba:
Reynaldo; Michel, Luiz Gustavo (Almir Luan), Luis Felipe e João Victor; Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Djavan) e Serginho (Matheus Carvalho); David Ribeiro (Erick Bessa), Anderson Magrão e Léo Santos (Paulo Marcelo).
Técnico: Moisés Egert.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também