
Rio Branco e União Barbarense conheceram nesta quinta-feira (19) os detalhes principais de como será o regulamento do Campeonato Paulista A4 2024. O Conselho Técnico com os 16 clubes participantes aconteceu no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol.
Cada equipe enviou um representante para participar do encontro e das definições cabíveis. Pelo lado rio-branquense, o presidente Gilson Bonaldo foi quem compareceu. Já o União foi representado por Ricardo Lima, Gerente de Futebol.
O primeiro jogo do novo torneio será disputado dia 28 de janeiro de 2024. Definido como A4, o campeonato passa a integrar a Primeira Divisão de São Paulo, se juntando as séries A1, A2 e A3.
Um dos pontos de mais interesse dos clubes participantes era a idade limite dos atletas inscritos. O formato base será sub-23, porém, cinco atletas acima dos 23 anos poderão compor a súmula de jogo.
A primeira fase será disputada em modelo de pontos corridos. Cada equipe terá 15 jogos, se enfrentando em turno único. Os oito melhores se classificam às quartas de finais, e os dois piores são rebaixados para o Paulista Sub-23 Segunda Divisão.
O mata-mata compreenderá confrontos de ida e volta, em caso de igualdade, prevalecerá o time de melhor campanha. As duas equipes que fizerem a final garantirão acesso ao Paulista A3.
O calendário foi direcionado para o primeiro semestre, pois o torneio ofertará vagas para a Copa Paulista – realizada na segunda metade do ano – mas ainda sem definição de quantos clubes dessa nova divisão poderão participar.
Além de Rio Branco e União Barbarense, disputarão o Paulista A4 América, Audax, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Taquaritinga, São-Carlense, SKA Brasil, VOCEM e XV de Jaú.
