
Marcado por muita disputa e emoção, o Dérbi 212 terminou com alegria para o lado Alvinegro. Ponte Preta e Guarani jogaram na tarde de sábado (11), no Estádio Moisés Lucarelli, e a Macaca venceu por 2 a 0.
Mais do que vencer o rival, o torcedor pontepretano comemorou a vaga na final e a permanência do Bugre na 3ª divisão do Brasileirão. O Guarani dependia apenas de si para subir, mas acabou não conseguindo ficar entre os dois primeiros colocados do quadrangular e permanece na Série C em 2026.
Primeiro tempo com a Ponte na frente
O jogo começou elétrico no Majestoso com chances criadas em bolas paradas. Aos seis minutos, Diego Torres cobrou falta na área e Raphael Rodrigues cabeceou a bola na trave. No contra-ataque, Toró levou a Ponte ao ataque, cruzou, a bola passou por toda a área e ficou com Élvis que devolveu a bola para a área. No bate rebate, ela sobrou para Bruno Lopes que estufou as redes.
Precisando do resultado, o Guarani buscou tomar a iniciativa, mas faltou organização e velocidade para levar mais perigo ao gol de Diogo Silva. Mirandinha teve a melhor chance já no fim da primeira etapa, mas as equipes foram para o intervalo com a Macaca em vantagem.
Os resultados parciais estavam classificando a Ponte Preta para a final e fazendo com que o Guarani não conseguisse o acesso, pois o Náutico também terminou o primeiro tempo vencendo de 1 a 0.

Guarani não consegue evitar a derrota e Ponte marca mais um
Na segunda etapa, o Guarani continuou tentando o empate e a Ponte continuou apostando nos ataques em velocidade. O técnico Matheus Costa colocou Jhemerson buscando levar o time ainda mais a frente.
Porém, quem marcou novamente foram os donos da casa. Aos 29 minutos, Élvis cobrou escanteio e Luiz Felipe subiu sozinho e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Dalberson para fechar o resultado.
O Brusque chegou a empatar em Recife, resultado que devolvia o acesso ao Bugre, mesmo com a derrota. Mas, Paulo Sérgio, de pênalti, fez o segundo do Timbu.
O Guarani ainda tentou, obrigou o goleiro Diogo Silva a trabalhar, mas não foi o suficiente para mudar o placar.
Guarani fica na série C e Ponte está na final
Com a derrota do Guarani e a vitória do Náutico, a equipe campineira ficou na 3ª posição do grupo e não conquistou o acesso. A Ponte, por sua vez, terminou a segunda fase com 13 pontos e conquistou a vaga na final para disputar o título nacional.
Londrina e São Bernardo sobem para a série B
Além dos acessos de Ponte Preta e Náutico, Londrina e São Bernardo ficaram nas duas primeiras posições no outro grupo e também disputarão a série B do Brasileirão em 2026. Como também terminou na ponta da tabela do quadrangular, o Londrina será o adversário da Ponte na disputa pelo título.