A derrota para o Avaí por 2 a 1 no último sábado deixou o Guarani mais longe da zona de acesso e a prioridade será lutar para que a matemática fique mais favorável. O próximo compromisso é contra o Boa Esporte no sábado, às 16h30, no estádio Dilzon Mello, em Varginha, válido pela Série B doo Campeonato Brasileiro. O Guarani é o sexto colocado com 45 pontos, cinco atrás do CSA, que fecha a zona de classificação.
Todos os sites que acompanham as chances das equipes trouxeram más noticias ao torcedor bugrino. Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, acredita que as chances são de 10%, mesmo patamar estabelecido pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. A única que destoa é o Chance de Gol, de Marcelo Leme Arruda e com 13,8%.
Em relação à pontuação necessária, os professores da UFMG acreditam que quem somar 61 pontos tem 96,82% de possibilidades de alcançar a divisão de elite. Para o matemático Marcelo Leme Arruda, o patamar com tal pontuação é de 70%. Segundo ele, com 62 pontos, a probabilidade subiria para 95%.
Apesar da tendência desfavorável, o discurso da Comissão Técnica é sustentar o otimismo e a postura ativa em busca do acesso. O Guarani ainda não ficou no G-4 ao final de uma rodada.
“O primeiro passo, quando se tem um revés é não duvidar da capacidade individual. Ninguém vai desaprender a jogar futebol. Eles têm que continuar confiando em seu potencial e no do companheiro ao lado. Ninguém vai jogar a toalha”, afirmou o técnico Umberto Louzer.