
São Paulo, Corinthians, Flamengo e Grêmio são os quatro sobreviventes que lutam pelas duas vagas na grande final da Copa do Brasil 2023. De um lado, temos o Majestoso, clássico paulista entre São Paulo e Corinthians, que acontece no Morumbi, às 19h30. Do outro, Flamengo e Grêmio jogam no Maracanã, às 21h30.
O campeão da competição recebe o prêmio de R$ 70 milhões. Com a premiação das fases anteriores, a arrecadação total passa dos R$ 85 milhões.
São Paulo x Corinthians
Buscando sua segunda final na história, o São Paulo tem o Morumbi lotado e os reforços de peso como armas para conseguir a vaga. Os recém-chegados, Lucas Moura e James Rodríguez estão relacionados, tudo indica que o brasileiro será titular e o colombiano deve começar entre os suplentes.
Vendido para um time do Catar, o Corinthians perdeu Róger Guedes, seu principal jogador em 2023. Mas tem a vantagem no placar como grande argumento para levar a classificação. O time de Vanderlei Luxemburgo venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na Neo Química Arena, gols de Renato Augusto, duas vezes, e Luciano descontou.
Para os donos da casa só a vitória interessa. Com vantagem de um gol para o Tricolor o jogo vai para os pênaltis, por mais de um gol é classificação garantida. Empate ou qualquer vitória corintiana significa que a vaga fica para o Alvinegro.
Além de Galoppo, Igor Vinicius, Erison, David, Patryck e Raí Ramos, Dorival Júnior tem dois principais problemas para a escalação, o suspenso Luciano e o lesionado Caio Paulista. Já Luxemburgo só tem Paulinho, machucado desde maio, como desfalque. A boa notícia fica por conta da volta do novo camisa 10, Rojas, que já jogou 15 minutos no último domingo (13).
O barbarense Raphael Claus será o árbitro da partida.
Provável escalação São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Alisson e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas e Calleri.
Provável escalação Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Fausto Vera), Maycon e Ruan, Renato Augusto, Adson e Yuri Alberto.
Flamengo x Grêmio
O Rubro-Negro vive momento conturbadíssimo. Eliminado da Libertadores, pelo Olímpia, na semana passada, e há 15 pontos do líder Botafogo no Brasileirão, a Copa do Brasil é a principal chance de título no ano.
E pior do que as quatro linhas é o momento fora de campo. Depois da agressão do ex-preparador físico, Pablo Fernández, no atacante Pedro, a notícia desta terça (15) foi a troca de socos entre Gerson e o lateral Varela, o uruguaio, inclusive, teve o nariz fraturado.
Com essa crise na equipe carioca, o Grêmio, que não vem tendo grande desempenho sequencial, cresce o olho em busca da classificação, principalmente apostando em sua maior estrela, Luís Suárez.
Porém, a missão não será nada fácil. Na primeira partida, em Porto Alegre, o Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Gabigol e Thiago Maia. O Tricolor Gáucho precisa no mínimo vencer pela vantagem de dois gols para levar a decisão para os pênaltis.
Para a partida de logo mais, Jorge Sampaoli poderá contar com Gerson e Varela, mesmo com todo imbróglio. Dois titulares serão desfalques certos, Wesley (suspenso) e David Luiz (dores). Já Renato Portaluppi tem notícias positivas com a volta dos meio-campistas Cristaldo e Carballo, mas não terá os zagueiros Kannemann, Geromel e Bruno Uvini.
Provável escalação Flamengo: Matheus Cunha; Matheuzinho (Varela), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Allan, Thiago Maia (Gerson), Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Provável escalação Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Pepê), Bitello, Cristaldo (João Pedro Galvão) e Ferreira; Suárez.