Após a Secretária Esportes Cultura e Lazer do Estado de São Paulo definir os JEESP (Jogos Escolares do Estado do São Paulo) para o período de 10 a 20 de setembro em Americana, a Diretoria Regional de Ensino da cidade decidiu que 15 escolas estaduais dos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa serão utilizadas como alojamento durante os Jogos Escolares. A presença desta última é uma novidade, já que anteriormente apenas Americana e Santa Bárbara receberiam os atletas.
Os alunos que frequentam essas unidades entrarão em recesso no período de 11 a 20 de setembro. Em relação à reposição das aulas, cada escola ficará responsável por organizar o seu próprio calendário. Os movimentos foram feitos para assegurar os 200 dias letivos estabelecidos pela Lei.
O evento estava marcado anteriormente para começar desde o dia 24 de agosto, mas foi cancelado pelo fato do governo estadual não ter realização para definir a empresa que faria o serviço de transporte para os alunos.
Ao juntar as edições dos Jogos Escolares de Sertãozinho, que abrigará a categoria infantil (15 a 17 anos) programado para o período de 05 a 15 de setembro e de Americana, na categoria mirim (de 12 a 14 anos) de 10 a 20 de setembro, a expectativa é que 10 mil crianças participem das provas.
RELEMBRE O CASO
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo adiou pela segunda vez a realização dos JEESP, competição marcada para começar no dia 25 de agosto em Americana. O secretário de Esportes de Americana, Osvaldo Klein Neto, o Foca, que classificou a decisão como uma “falta de respeito” com a cidade.
Segundo a Secretaria de Esportes do Estado, o adiamento ocorreu devido aos prazos a serem cumpridos na Lei de Licitações.