Os americanenses André Naves e Gabriel Garcia representarão o Brasil na Copa América de Padbol, esporte que ganhou destaque nacional após a construção da primeira quadra da modalidade em Santa Bárbara d’Oeste. Os jovens atletas entrarão em ação a partir desta quinta-feira (14) no torneio, que ocorre em La Plata, na Argentina, e vai até sábado (16).
Para garantir vaga, André (23 anos) e Gabriel (21 anos) enfrentaram uma série de desafios nas seletivas que ocorreram ao longo de 2024. As competições começaram em maio e foram divididas em duas fases, que se estenderam até outubro.
A primeira seletiva contou com 68 duplas de todo o Brasil, enquanto a segunda reuniu aproximadamente 50 duplas. Durante as seletivas, as duplas passaram por fases de grupo, oitavas de final, quartas de final, semifinal e, por fim, a grande decisão.
Com uma campanha sólida, os atletas de Americana garantiram classificação entre as seis melhores duplas participantes. Assim, disputaram o Master Final, em que se consolidaram como a segunda melhor dupla do Brasil no esporte.
“A expectativa é a melhor possível. O Brasil é sempre forte em todos os esportes e no padbol não é diferente”, disse André Naves. Gabriel Garcia, seu parceiro, complementou: “estamos muito melhores com os treinamentos. Temos chance de pódio com certeza”.
Além dos americanenses, os cariocas Léo Lindoso e Peleo também estarão representando o Brasil na competição. Atletas de Teqball, a dupla do Rio de Janeiro se classificou como a melhor colocada.
O La Meca Padbol, inaugurado em 2012 e reconhecido como a primeira quadra de padbol do mundo, será o palco desta edição da Copa América. A competição contará com a participação de seis seleções sul-americanas, além do Catar como convidado. Ao todo, 12 duplas estarão na disputa pelo título, sendo duas do Brasil, três da Argentina, duas do Uruguai, duas do Catar, e uma de cada da Colômbia, Equador e Paraguai.
A primeira fase da competição é dividida em três grupos. André e Gabriel estreiam nesta quinta-feira (14) contra a dupla colombiana. Ainda nesta quinta, jogam também contra uma das duplas argentinas. O terceiro jogo da fase de classificação acontece na sexta (15) contra o Catar.
Todas as partidas terão transmissão no YouTube no canal “Padbol Internacional”.
Padbol: uma modalidade em crescimento no Brasil
André Naves e Gabriel Garcia são frutos do crescimento do padbol no Brasil, esporte que chegou ao país há cerca de três anos, após ser licenciado pelos amigos de infância Gabriel Sacilotto e Henrique Sacilotto. A primeira quadra em território brasileiro foi construída em Santa Bárbara d’Oeste.
Combinando futebol, futevôlei e tênis, o padbol tem ganhado cada vez mais popularidade no país, e em 2023 o Brasil sediou pela primeira vez a Copa do Mundo da modalidade.