sábado, 12 julho 2025
REVELAÇÃO DA ESCOLA DE GOLEIROS

Goleiro de Americana assina com o Corinthians e estreia com vitória no Paulista Sub-14

Renan Lopes, de 13 anos, é formado na Escola de Goleiros Camisa 1 e inicia trajetória no clube paulista com destaque e maturidade
Por
Andressa Oliveira

Aos 13 anos, o goleiro Renan Lopes deu o primeiro grande passo rumo ao sonho de se tornar atleta profissional. Formado na tradicional Escola de Goleiros Camisa 1, de Americana, o jovem assinou contrato com o Corinthians e agora integra o elenco sub-14 de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.

Com 1,85 metro de altura, Renan impressiona não apenas pela estatura acima da média para sua idade, mas também pela maturidade dentro e fora de campo. Natural de São Paulo, ele foi criado em Americana desde os 8 meses de vida, cidade onde iniciou sua trajetória esportiva aos 6 anos.

“É algo que veio com muita dedicação. Eu consegui chegar nesse resultado porque nunca deixei de trabalhar. Aqui na escolinha a gente não aprende só futebol, a gente aprende a ser homem, a se tornar uma pessoa melhor”, destaca o jovem goleiro.

Com 1,85 metro de altura, Renan impressiona não apenas pela estatura acima da média para sua idade, mas também pela maturidade dentro e fora de campo\Foto: Divulgação /Leonardo Lima

A formação de Renan aconteceu sob os cuidados da Escola de Goleiros Camisa 1, projeto social com mais de duas décadas de história, voltado exclusivamente à formação de atletas da posição — algo ainda raro no cenário esportivo brasileiro.

“Nos deixa muito felizes ver o Renan chegar até aqui. Ao longo desses 20 anos, a Camisa 1 já formou muitos talentos. Toda a equipe trabalha para isso, e hoje temos, inclusive, outros dois meninos que passaram por aqui e já estão em São Paulo”, afirma Vander Batistella, idealizador e preparador da escolinha. “Nosso trabalho foca em disciplina, fundamentos e mentalidade. A ideia é formar não só goleiros, mas atletas prontos para aproveitar as oportunidades”, completa Batistella.

A formação de Renan aconteceu sob os cuidados da Escola de Goleiros Camisa 1, projeto social com mais de duas décadas de história, voltado exclusivamente à formação de atletas da posição — algo ainda raro no cenário esportivo brasileiro\ Foto: Alessandro Araujo/TV TODODIA

A estreia de Renan não poderia ter sido mais simbólica: atuando na histórica Fazendinha, o goleiro ajudou o Corinthians a vencer o Prata da Casa por 1 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista Sub-14. “A estreia a gente nunca esquece. Ainda mais jogando na Fazendinha. É um sonho para todo mundo”, celebrou Renan.

Natural de São Paulo, ele foi criado em Americana desde os 8 meses de vida, cidade onde iniciou sua trajetória esportiva aos 6 anos\Foto:Divulgação/Karlinhoz Andrade

NOVA ROTINA

A rotina agora é diferente. Para acompanhar o filho de perto, a mãe de Renan se mudou com ele para a capital paulista. Já o pai, Kalinhoz Andrade, permaneceu em Americana, acompanhando tudo à distância, com o coração cheio de orgulho. “Foi uma alegria muito grande. Ele começou a construir esse caminho sem nem saber que se tornaria goleiro. E agora, ver onde ele chegou, é muito gratificante. A gente sabe que não vai ser fácil, tem muitos desafios, mas acreditamos muito nele”, afirma Kalinhoz.

Renan também sabe que o momento exige dedicação total. “Minha rotina agora é puxada. Treinos, estudos, descanso… tudo bem regrado. Mas eu estou feliz demais de viver isso.”

Recentemente, o goleiro voltou à Escola Camisa 1 para compartilhar sua história com outros garotos. Mais do que inspiração, ele se tornou um exemplo vivo de que sonhar alto é possível. “Eu sempre falo pros meninos: nunca desistam. O que mais me deixou triste um dia foi não acreditar em mim mesmo. Então hoje eu digo: confiem em vocês. A hora de cada um chega, tudo no tempo de Deus”, aconselha o jovem.

Sobre o futuro, Renan é direto: “Meu maior sonho é ser goleiro profissional do Corinthians. Meu ídolo aqui no Brasil é o Hugo Souza, porque ele joga muito bem com os pés e ainda manda bem no futevôlei. Fora do Brasil, é o Courtois. Gosto muito da elasticidade e do tempo de reação dele.”

A história de Renan está apenas começando. Mas, se depender da base sólida construída na Escola Camisa 1, da força da família e da sua própria dedicação, ele está pronto para agarrar — literalmente — todas as oportunidades que vierem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também