quarta-feira, 13 agosto 2025
GLÓRIA ETERNA

Guarani celebra, nesta quarta, 47 anos da conquista do título brasileiro

Único campeão brasileiro do interior, Guarani relembra título de 1978 enquanto luta por vaga na Série C
Por
Vladimir Catarino
Guarani segue com a marca de único campeão brasileiro que não pertence a nenhuma capital do país. Imagem: Divulgação/GFC

No dia 13 de agosto de 1978, o Guarani escrevia o capítulo mais vitorioso de sua história. A equipe conquistava o título do Campeonato Brasileiro e entrava para a eternidade como o único clube do interior a erguer a taça da Série A.

A campanha foi marcada por grandes feitos no mata-mata. O Bugre eliminou o Vasco vencendo em Campinas (2 a 0) e no Rio de Janeiro (2 a 1). Depois, superou o Palmeiras em dois jogos pelo placar mínimo, no Morumbi e no Brinco de Ouro. O gol do título foi marcado por Careca, ainda no início da carreira.

Caminho até a final

Antes da fase decisiva, o Guarani precisou encarar três etapas de grupos. Ficou em quinto lugar na primeira fase, quarto na segunda e liderou a terceira. Entre as vitórias mais emblemáticas está o 3 a 0 sobre o Internacional de Falcão, em pleno Beira-Rio, com gols de Renato, Bozó e Zenon.

No total, o título foi conquistado com 54 pontos em 32 partidas. A final contra o Palmeiras registrou o maior público do campeonato: 104.526 pessoas acompanharam no Morumbi a vitória por 1 a 0, gol de pênalti de Zenon, após a expulsão do goleiro Emerson Leão.

Realidade atual

Quase meio século depois, a situação é bem diferente. Disputando a Série C, o Guarani ocupa o 11º lugar com 20 pontos, um atrás do Ypiranga-RS, que fecha a zona de classificação. Sob comando de Matheus Costa, a equipe encara uma reta final decisiva.

No próximo sábado, o Bugre enfrenta o ABC, em Natal, no primeiro dos últimos três compromissos da fase inicial, ainda com o sonho vivo de voltar à Série B e recomeçar a escrita de sua história vencedora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também