Se quiser disputar as primeiras posições da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani precisará apostar na eficiência do setor ofensivo, com 35 gols e detentor de números positivos na competição, de acordo com dados do site Footstats, que demonstram que o time do técnico Umberto Louzer é adepto da variedade de jogadas. O Alviverde está na quinta colocação em relação aos times que mais arrematam ao gol, com 351 finalizações, sendo que 136 são dentro da área e outras 215 são de fora da área.
Para completar a predileção pelos chutes de fora da área, as estatísticas mostram que nas 27 rodadas, 67 arremates são desferidos de, no mínimo, 11 metros de distância do gol. Resultado: por enquanto Rafael Longuine é o artilheiro com oito gols anotados e Bruno Mendes tem cinco. Juntos, eles fizeram 37,14% dos 35 gols anotados na competição.
Esse poderio ofensivo é que sustenta as possibilidades de acesso. De acordo com dados do site Infobola, de Tristão Garcia, o Guarani tem 25% de chances enquanto o Atlético-GO, atual quarto colocado, está com 50%. A equipe briga contra o Vila Nova, agora com 43 pontos e 39% de chance e o Avaí, com 42 pontos e 35% de possibilidades de disputar a divisão de elite em 2019.
O próximo desafio será no sábado, às 19h, contra o CSA, no Brinco de Ouro.