
O Guarani iniciou a semana com atividade em campo visando a reta final do Campeonato Paulista. Na manhã desta terça-feira (11), o Bugre disputou um jogo-treino contra o São Bernardo, no Brinco de Ouro, utilizando jogadores que haviam atuado menos de 45 minutos na rodada anterior do Estadual. A proposta foi ampliar a minutagem do elenco e observar alternativas em situação real de jogo, com o técnico Matheus Costa utilizando todos os atletas disponíveis.
Jogo-treino no Brinco de Ouro
A equipe alviverde começou a movimentação com Mateus Claus; Rian, Matheus Póvoa, Nickollas e Renan Castro; Ralf, Fabrício, Kauã Jesus e Guilherme Cachoeira; Dentinho e Herbert. O Guarani foi para o intervalo em vantagem, após Guilherme Cachoeira marcar o gol que levou o placar a 1 a 0 no primeiro tempo.
Na etapa complementar, Matheus Costa promoveu as entradas de Yan, Mineiro, Lucas Martins e Ryuta Takahashi. Apesar da movimentação e dos testes, o São Bernardo virou o placar e venceu o jogo-treino por 2 a 1. O atacante Kewen não participou da atividade por conta de um desconforto muscular e foi preservado pelo departamento médico.
Desfalques e disputa no meio-campo
Para o confronto decisivo contra o Palmeiras, no próximo domingo, em Barueri, Matheus Costa já sabe que terá dois desfalques confirmados. O meia Isaque está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, assim como Diego Torres, apontado como substituto imediato.
As ausências abrem disputa no meio-campo, e a comissão técnica trabalha com diferentes cenários. Uma das alternativas é a entrada de Guilherme Cachoeira para preservar a dinâmica ofensiva. Outra possibilidade é utilizar Kauã Jesus, deixando o time mais vertical e deslocando Guilherme Parede para auxiliar na criação das jogadas. Há, ainda, a opção por um meio-campo mais marcador, com Ralf entre os nomes cotados, e a possibilidade de uma formação com três zagueiros.
Retorno de Caíque França e planejamento para a Série C
Em contrapartida às baixas, o goleiro Caíque França cumpriu suspensão e volta a ficar à disposição. Paralelamente à reta final do Paulistão, o departamento de futebol do Guarani já iniciou o planejamento para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, enquanto a comissão técnica mantém o foco na definição da vaga às quartas de final.
Ralf em pauta para renovação
Entre os assuntos discutidos está a possível prorrogação do contrato do volante Ralf. Mesmo com poucas atuações, o jogador é visto internamente como peça importante pela liderança no vestiário e também como vitrine para o clube, com impacto na atração de atletas e potenciais parceiros.
A ideia da diretoria é conversar com o atleta após o encerramento do Paulistão, ouvir seu feedback e avaliar os caminhos para a renovação, tratada como bom custo-benefício. Ralf soma duas partidas com a camisa bugrina e completará 42 anos em junho, período em que a primeira fase da Série C estará em andamento.





