A Inter de Limeira iniciou em grande estilo sua participação no mata-mata da Série D. Jogando no estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES, a equipe paulista venceu o Rio Branco-ES por 1 a 0, neste sábado (16), e abriu vantagem no confronto válido pelas oitavas de final.
VAR auxilia em expulsão decisiva
O lance que mudou a dinâmica da partida aconteceu logo aos 12 minutos da etapa inicial. O zagueiro Diego Guerra, do Rio Branco, foi expulso após falta em lance de último homem, decisão confirmada pelo árbitro após consulta ao VAR.
Com um jogador a mais, a Inter passou a controlar o jogo e, aos 42 minutos, encontrou a chance de abrir o placar: Antônio Gabriel sofreu pênalti, também validado pelo VAR, e Lucas Douglas cobrou com firmeza para marcar o único gol da partida.
Segundo tempo
Na segunda etapa, mesmo com um a menos, o Rio Branco tentou reagir e chegou a criar oportunidades. Porém, parou em boas defesas do goleiro Saulo, um dos destaques do Leão da Paulista. Demonstrando solidez, a Inter conseguiu administrar a vantagem até o apito final.

Cenário da disputa
O triunfo fora de casa deixa a Inter em posição favorável. No jogo de volta, em Limeira, a equipe precisa apenas de um empate para garantir vaga nas quartas de final. O Rio Branco, por outro lado, terá de vencer por dois gols de diferença para avançar. Se devolver o 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. A derrota interrompeu também uma sequência de oito jogos sem perder da equipe capixaba.
Próxima partida
O segundo e decisivo confronto acontece no sábado, 23 de agosto, às 16h, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira. Quem avançar seguirá firme na busca pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.