
A Ponte Preta visita o Ituano na noite desta segunda-feira, no estádio Novelli Júnior, em Itu, no fechamento da quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O confronto vale a liderança da competição e a manutenção da invencibilidade de ambos os times, que somam 10 pontos cada na tabela.
O histórico entre as equipes é marcado pelo equilíbrio, mas a Macaca não vence o adversário desde 2023. Desde então, foram quatro encontros, com duas derrotas e dois empates. No retrospecto geral, no entanto, a vantagem é alvinegra: em 37 partidas registradas pela plataforma O Gol, a Ponte soma 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. A última vitória foi no primeiro turno da Série B de 2023 — triunfo por 1 a 0, com gol de Paulo Baya, justamente no Novelli Júnior.
Em outros recortes do confronto, a Ponte também leva vantagem. No século 21, são nove vitórias, 11 empates e oito derrotas. Em competições nacionais, o equilíbrio é ainda maior: três vitórias, três empates e duas derrotas para a equipe de Campinas.
Para a partida desta segunda-feira, o técnico Alberto Valentim será desfalque. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele não poderá comandar o time à beira do gramado. O lateral Arthur também está fora, após ser expulso na vitória sobre o Anápolis. A tendência é que Danilo Barcelos assuma a posição.