
A temporada do tenista brasileiro João Fonseca no circuito profissional terminou mais cedo do que o previsto. Nesta quinta-feira (30), ele desistiu de participar do ATP 250 de Atenas (Grécia), que seria seu último torneio do ano. Fonseca, de 19 anos, vai tratar de uma lombalgia, dor na região lombar.
O único compromisso restante do carioca será uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do ranking mundial, no dia 8 de dezembro, em Miami (Estados Unidos).
Fonseca começou 2025 com 18 anos, ocupando a 145ª posição no ranking mundial, após o título do NextGen ATP Finals, torneio para tenistas com menos de 20 anos, em dezembro de 2024, seu primeiro ano no circuito profissional.
Na primeira semana de janeiro, ele conquistou o Challenger 125 de Camberra (Austrália), subindo para a 113ª posição no ranking.
Grand Slam e primeiros resultados expressivos
O carioca se classificou no qualificatório do Aberto da Austrália e garantiu vaga na chave principal. Na estreia de seu primeiro Grand Slam, derrotou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo na ocasião. Ao final de janeiro, Fonseca entrou pela primeira vez no top 100, tornando-se o segundo tenista mais jovem, depois de Alcaraz, a alcançar o seleto grupo.
Títulos e desempenho em torneios importantes
Em fevereiro, João Fonseca conquistou seu primeiro título no circuito profissional, o ATP 250 de Buenos Aires, com quatro vitórias sobre tenistas da casa. No mês seguinte, venceu o Challenger de Phoenix (Estados Unidos).
Em seguida, estreou no Masters 1000 de Indian Wells, já ocupando a 80ª posição no ranking. Também competiu no Masters 1000 de Miami, avançando até a terceira rodada.
Em maio, Fonseca participou de Roland Garros como número 65 do mundo e derrotou o polonês Hubert Hurkacz, ex-top 10, na primeira rodada. Ele chegou até a terceira rodada do Grand Slam francês.
Em junho, o tenista figurava na 54ª posição do ranking, competiu em Wimbledon e avançou até a terceira rodada, sua melhor participação do ano no torneio de grama.
Conquistas pelo Brasil e Copa Davis
Em setembro, João Fonseca, então número 45 do mundo, integrou o quinteto brasileiro que garantiu vaga no qualifiers da Copa Davis 2026, após vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Grécia. No confronto, Fonseca venceu Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 do mundo.
Encerramento de temporada e top 30
João Fonseca encerra 2025 como o tenista mais jovem no top 30 do mundo, após conquistar seu primeiro título de ATP 500, em Basileia (Suíça), no último domingo (21). Com o resultado, ele passou a ocupar a 28ª posição no ranking mundial.





