
O brasileiro João Fonseca, uma das principais revelações do tênis mundial, foi anunciado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas do ATP Awards 2025 na categoria maior evolução da temporada. A indicação resulta de votação entre jornalistas especializados. O tenista de 19 anos começou o ano na 145ª posição e subiu rapidamente para o 24º lugar ao enfrentar adversários de destaque e conquistar quatro títulos importantes.
Ao longo da temporada de 2025, Fonseca venceu o ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra, na Austrália, e de Phoenix, nos Estados Unidos. A ATP (Associação de Tenistas Profissionais) confirmou que ele disputa o prêmio com o britânico Jack Draper, atual número 10 do ranking, o tcheco Jakub Mensik, 19º colocado, e o monegasco Valentin Vacherot, que ocupa a 31ª posição.
Brasileiro também concorre a voto popular
Fonseca tem chances de vencer ainda o prêmio Favorito dos Fãs, que será decidido por votação popular. O nome do carioca foi repetidamente entoado por torcedores em diversas competições do ano. Todos os tenistas que compõem o top 100 podem ser escolhidos. A votação está disponível no site da ATP, e os vencedores do ATP Awards 2025 serão anunciados na segunda semana de dezembro.
Categoria destaca saltos no ranking e vitórias marcantes
A categoria maior evolução do ano leva em conta atletas que registraram grandes ascensões no ranking, títulos inéditos e vitórias expressivas. A trajetória de Fonseca em 2025 inclui desempenho marcante no Aberto da Austrália, seu primeiro Grand Slam como profissional. Na ocasião, ainda como número 113 do mundo, ele derrotou o russo Andrey Rublev, então 9º colocado. Em janeiro, Fonseca entrou pela primeira vez no top 100, tornando-se o segundo mais jovem a alcançar o feito, atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz.
Decisão será feita pelo Clube Número 1 da ATP
Pela primeira vez, a escolha do vencedor da categoria ficará a cargo do Clube Número 1 da ATP, grupo formado apenas por jogadores que já lideraram o ranking mundial. O ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten é um dos 29 integrantes.
Nesta quinta-feira (20), a ATP também anunciou os indicados ao Prêmio Stefan Edberg de Esportividade, que tem como finalistas Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Casper Ruud e Grigor Dimitrov.
Na disputa por melhor treinador do ano estão Darren Cahill e Simone Vagnozzi, da equipe do italiano Jannik Sinner; Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez, que treinam Carlos Alcaraz; Benjamin Balleret, técnico de Valentin Vacherot; Frederic Fontang, treinador de Felix Auger-Aliassime; e Bryan Shelton, responsável pelo norte-americano Ben Shelton.





