O Brasil garantiu um representante na final masculina de simples dos Jogos Pan-Americanos de Lima, com a vitória de João Menezes na semifinal diante do atual campeão Facundo Bagnis, o brasileiro também assegurou a vaga olímpica em Tóquio-2020.
Menezes venceu o argentino de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4, e recolocou o Brasil em uma final de Pan. A última final de um brasileiro havia sido com Rogerio Dutra Silva em Guadalajara-2011, quando ficou com a prata. O adversário do brasileiro sai do duelo entre o chileno Marcelo Tomas Barrios e o argentino Guido Andreozzi.
O mineiro de 22 anos tenta ser o sexto tenista brasileiro a conquistar a medalha de ouro em um Pan. Desde 1951, Ronald Barnes em São Paulo-1963, Thomaz Koch em Winnipeg-1963, Fernando Roese em Indianápolis-1987, Fernando Meligeni em Santo Domingo-2003 e Flávio Saretta no Rio-2007 foram os campeões pan-americanos.Atual número 212 do ranking ATP, Menezes precisa se manter entre os 300 do mundo para confirmar sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Além das vagas aos medalhistas de ouro e prata do Pan, a classificação para o torneio olímpico em simples terá os 56 melhores do ranking ATP, os vencedores dos Jogos Asiáticos e dos Jogos Africanos, o melhor ranqueado da Europa e o melhor da Oceania de países que não tenham jogadores classificados de forma direta, além de duas vagas que serão definidas por uma comissão tripartidária formada pelo Comitê Olímpico Internacional, a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e a Federação Internacional de Tênis.
CAROL MELIGENI JOGA PELO BRONZE
Outra brasileira que estava nas semifinais de simples do Pan, Carolina Meligeni Alves foi derrotada pela americana Caroline Dolehide por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/2, ficando fora da final do Pan, que será decidida entre Dolehide e a argentina Nadia Podoroska.
Sobrinha de Fernando Meligeni, ela jogará neste domingo (4) pela medalha de bronze contra a paraguaia Veronica Cepede Royg, cabeça de chave 1 do torneio pan-americano.