Recém aposentado dos gramados, o atacante Jonas, de 35 anos – que acumulou passagens por grandes clubes do futebol nacional, europeu e Seleção Brasileira – fez sua estreia no futebol amador de Nova Odessa, no último sábado (29).
O centroavante defendeu o França, no primeiro compromisso de sua equipe no Campeonato Minicampo do município, e marcou um dos gols da vitória por 9 a 1 sobre o RT Pisos, no campo do Progresso, válido pela 2ª rodada da 1ª fase.
Jonas Gonçalves Oliveira iniciou a carreira nas categorias de base do Guarani, de Campinas, onde chegou ao profissional. Ainda no Brasil, defendeu o Santos, a Portuguesa e o Grêmio.
No Valência, da Espanha, ficou por quatro temporadas e, por fim, foi ídolo do Benfica, de Portugal, onde marcou 137 gols em 183 jogos ao longo de cinco anos.
Na Seleção, acumulou 12 partidas, com três tentos anotados. Encerrou a carreira no clube português em julho do ano passado.
“Nossos campeonatos sempre contaram com a participação de atletas de alto nível. No ano passado, tivemos Caio, Walker, Éverton, entre outros, e, agora, temos o Jonas. Os beneficiados são os torcedores”, comentou o secretário de esportes, Levi Tosta.
Além da goleada do França de Jonas, a 2ª rodada do Campeonato Amador de Futebol Minicampo de Nova Odessa contou com outras 13 partidas. Foram 100 gols anotados, proporcionando média de 7,1 por jogo.