domingo, 6 abril 2025

Karatê de Santa Bárbara fecha 2019 com 7 títulos

A temporada 2019 do karatê no estado de São Paulo foi encerrada no último domingo (15), com a realização do Troféu Campeões Interestilos, a última etapa do ranking paulista, no ginásio poliesportivo do Ibirapuera, na Capital. A equipe de Santa Bárbara d’Oeste alcançou 18 pódios na competição, com sete títulos. Na classificação final por equipes, somados todos os torneios do ano, o time da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) figurou na 7ª colocação. 

Um dos principais destaques de Santa Bárbara na modalidade é Rafael Santana, de 10 anos, que conquistou o título da etapa, no kata – luta imaginária -, categoria mirim C, faixa verde à preta, e terminou o ano como o melhor ranqueado de sua faixa etária. “O praticante do karatê ganha muito mais que medalhas, mas também crescimento humano, controle das emoções e auto-conhecimento”, destacou o jovem atleta. 

Rafael, que tem como companheira de equipe a irmã Júlia Santana, também medalhista de ouro do torneio na categoria mirim A, sagrou-se ainda este ano campeão brasileiro de luta por equipes, em novembro, representando a seleção paulista. Os irmãos fecham a temporada com 57 pódios conquistados, sendo 33 títulos, 9 vice-campeonatos e 15 terceiras colocações em diversas competições. 

Os demais títulos barbarenses no Ibirapuera foram conquistados por Rafael de Paula, campeão no kata e na luta, categoria juvenil A, faixas marrom e preta; Ana Maria Assis, kata juvenil, marrom e preta; Jeniffer Souza, luta juvenil, verde à preta; e Kelly Lopes dos Santos, kumitê juvenil A, branca e amarela. 

Ouro no kumitê, Kelly conquistou ainda a medalha de prata no kata em sua categoria. Também subiram ao pódio no Troféu Campeões os caratecas João Comino, Karoline Rodrigues, Renato Gaiola, Lívia Sophia, Vinícius Quibau, Caio Furlan e Émerson Fávero. 

DESTAQUES 

No final do evento aconteceu a premiação dos melhores do ano da FPKI (Federação Paulista de Karatê Interestilos). A equipe barbarense, dirigida pelos técnicos João Donizete e Júlia Francieli, teve dez atletas premiados no individual: Karoline Rodrigues, Émerson Fávero, Rafael de Paula, Caio Furlan, Júlia Santana, Rafael Santana, Lívia Sophia, João Comino. Kelly dos Santos e Catharina Godoy. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também