Dois dias depois do anúncio da saída de Fernando Alonso da Fórmula 1, a McLaren confirmou ontem o espanhol Carlos Sainz Jr como um dos pilotos da equipe para a temporada de 2019. O tempo do acordo não foi divulgado.
O nome de Sainz era o favorito da McLaren, que aguardava uma decisão da Red Bull para fechar com o piloto. Emprestado para a Renault, o espanhol tinha com a escuderia taurina um contrato com uma cláusula que só permaneceria caso fosse o piloto principal na próxima temporada. A Red Bull, porém, tem outros planos para a vaga que será deixada ao fim de 2018 por Daniel Ricciardo, que está de mudança para a Renault.
Sainz está na Fórmula 1 desde 2015, quando estreou pela Toro Rosso vindo do título na Fórmula Renault 3.5 no ano anterior. No meio do ano passado, o piloto de 23 anos foi envolvido em uma complicada negociação entre Red Bull, Renault, Honda e McLaren, e acabou sendo usado como moeda de troca, sendo emprestado do programa de pilotos da Red Bull para a equipe Renault.
Foi com a Toro Rosso, contudo, que ele conquistou seu melhor resultado: um quarto lugar no GP de Singapura de 2017.
No comunicado, a McLaren não confirma quem será o outro piloto em 2019. Porém, a tendência é que Stoffel Vandoorne seja mantido, apesar dos questionamentos internos de que é alvo dentro da escuderia.
No Twitter, o piloto espanhol de 23 anos disse estar “muito contente e orgulhoso por correr para uma equipe tão mítica e especial da F1” e falou em “sonho realizado”.