Com apenas 11 anos de idade, a atleta barbarense, Eloisa Pigatto, já é considerada uma ‘menina prodígio’ no jiu-jitsu, esporte que pratica desde os oito anos. No dia 02 de setembro, Eloisa conquistou uma medalha de prata no Kids Internacional 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro. Ao todo, a atleta já coleciona 15 medalhas.
De acordo com a barbarense, tudo que ela tem na vida foi, primeiramente por Deus, e segundo, pelo jiu-jitsu. “Eu comecei o jiu-jitsu com 8 anos, foi uma das melhores coisas que Deus colocou na minha vida […] eu aprendi bastante disciplina, foco, aprendi a falar bem, aprendi as regras, uma estratégia boa de luta, aprendi muita coisa”, contou a atleta.
A mãe de Eloisa, Débora Pigatto, falou sobre a trajetória da filha. “A Eloisa sempre foi muito doce, muito meiga e muito temente a Deus. O primeiro esporte que ela teve contato foi natação e ballet, eu imaginava que ia dar super certo, mas quando ela fez a primeira aula de jiu-jitsu, ela se encantou. Há dois anos, ela tem se dedicado e se esforçado muito”, contou Débora.
“Eu tenho muito orgulho, porque não é fácil a escolha dela, tudo tem custo. A gente sabe que, por ser uma criança, ela poderia só estudar e brincar, mas ela sabe que tem responsabilidade e obrigações, sinto muito orgulho em ver que ela é tão pequenininha, mas já é tão madura e sabe o que quer”, disse.
No entanto, apenas a força de vontade da pequena e o empenho dos pais, não são o suficiente para que Eloisa conquiste alguns títulos. “Infelizmente, tudo gira em torno do dinheiro. Todos os campeonatos que ela vem disputando, sou eu e o pai dela que damos um jeito de contribuir com o sonho dela, ela não tem nenhum patrocínio ou apoiadores, que ajudem financeiramente. Ano que vem, ela tem a oportunidade de participar do Pan Kids, na Califórnia, e não temos condições financeiras para ajudá-la”, desabafou a mãe.
Caso alguém tenha interesse em contribuir com o sonho de Eloisa, pode entrar em contato através do telefone (19) 97415-9002.