Nos treinamentos da Seleção Brasileira Adulta Feminina de Basquete, realizados no ginásio do Concórdia, em Campinas, uma atenção especial está sendo dada às novatas Kamilla Cardoso, de 17 anos e 2 metros de altura e Stephanie Soares, de 18 anos e 1m98. Elas podem ser trunfos para o Brasil fazer boa campanha no Campeonato Sul-Americano marcado para Tunja, na Colômbia e que acontecerá de 30 de agosto a 4 de setembro. A competição é classificatória para o Copa América, que é o passaporte a Olimpíada de Tóquio, em 2020.
Para a dupla, a troca de experiências com as colegas de elenco é a chance de um crescimento profissional inimaginável. “Estar na Seleção Brasileira ao lado de jogadoras mais velhas e mais experientes é uma oportunidade e tanto! Creio que esse é o sonho de qualquer menina que joga basquete”, comentou Kamilla.
“Está sendo uma experiência incrível. Estou aprendendo muito com as jogadoras mais experientes”, acrescentou Stephanie.
Para a gerente técnica Adriana Santos, o processo vivido pelas duas atletas só traz vantagens. “Em 1991, no Pan-americano de Cuba, a Maria Helena Cardoso (técnica) me levou com apenas 20 anos. Acredito ser necessário e tem que ocorrer de uma maneira natural para que o grupo cresça homogêneo e fortalecido”, relatou a ex-jogadora.
A etapa de treinamentos preparatórios em Campinas será realizada até 27 de agosto (segunda-feira). No dia 28 a delegação brasileira segue viagem com destino a Tunja, na Colômbia, sede do Campeonato Sul-Americano.