Um dia após completar 30 anos do seu primeiro acesso à elite paulista, em 1990, o Rio Branco precisa repetir o placar do seu segundo acesso à primeira divisão, em 2009, contra o mesmo adversário, para seguir vivo na briga para voltar à Série A-3 do Campeonato Paulista. A partida contra o São José, hoje, acontece às 17h, no Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos, e terá transmissão ao vivo da FPF TV, pelo site mycujoo.tv.
Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0 em Americana, o Tigre precisa vencer o São José por dois gols de diferença para chegar às semifinais. Vitória por um gol de diferença elimina o Rio Branco porque o adversário tem melhor campanha na somatória das fases anteriores. Apenas os dois finalistas sobem para a Série A-3.
O Rio Branco subiu duas vezes à elite paulista em sua história. A primeira contra o Olímpia, fora de casa, com um empate sem gols na penúltima rodada do hexagonal final, no dia 1º de dezembro de 1990.
O segundo acesso foi em 2009 com uma vitória pelo placar (2 a 0) que o Rio Branco precisa hoje contra o mesmo adversário, o São José, pela última rodada do quadrangular semifinal, gols de Romarinho e Junai.
Foi naquele 2009 que o Rio Branco venceu pela quarta e última vez o São José no Martins Pereira, a única delas por dois gols de diferença (3 a 1 em 26 de abril de 2009) – já havia vencido o São José na casa do rival por 2 a 1 naquele campeonato.
No atual Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, a “Bezinha”, em 11 jogos, o Rio Branco só conseguiu uma vitória até agora por pelo menos dois gols de diferença. Foi na segunda rodada da primeira fase, quando fez 4 a 0 em Capão Bonito sobre o Elosport.
Os outros três classificados para os dois mata-matas que vão apontar os dois clubes que sobem para a Série A-3 serão definidos antes de São José x Rio Branco.
Às 15h, o Manthiqueira recebe o Itararé, após empate em 1 a 1 no jogo de ida. No mesmo horário, o Mauá Futebol, que venceu em casa por 2 a 1, vai a Presidente Prudente enfrentar o Grêmio Prudente. Às 16h, o Osvaldo Cruz joga em Birigui contra o Bandeirante precisando do empate, já que fez 1 a 0 no primeiro jogo.