Após brilhar na semana passada em mais uma etapa do Circuito Caixa de Atletismo, em São Paulo, o atleta paralímpico Agnaldo Francisco da Silva, residente em Paulínia, começa a fazer planos para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que está marcado para setembro, no Centro Paralímpico, em São Paulo.
Agnaldo e seu staff consideram que chegarão credenciados pelo último resultado no período de 3 a 5 de agosto, cujo saldo foi a conquista de três medalhas de ouro nas provas de 200m rasos, 100m rasos e 400m rasos. A competição ocorreu no Centro Paralímpico em São Paulo.
Professora de atletismo e treinadora de Agnaldo, Sônia Simoni Russo, considera que ainda existe um espaço para espaço para evoluir na sua categoria, a de atleta de baixa visão categoria T13. “Ele vem se dedicando e intensificando os treinamentos há uns cinco anos. E aí se deu sua evolução, com muita dedicação e treinamento. A cada ano seus tempos evoluem”, afirmou a técnica. “Estamos trabalhando para que se mantenha nas primeiras colocações nas suas provas.Sabemos das dificuldades , mas Agnaldo é um guerreiro”, completou.
Agnaldo atualmente sobrevive graças a uma Bolsa Atleta concedida pelo Ministério dos Esportes e que tem validade de um ano. A renovação depende dos resultados que forem obtidos.
“Até o ano de 2017 ele estava entre os oito melhores no ranking mundial na sua classe. E sabemos que é muito disputado e difícil estar entre os melhores do mundo”, completou a treinadora.