O piloto campineiro João Pedro Maia, de 16 anos, estreou em sua primeira prova de longa duração, com os carros mais rápidos do Brasil, subindo no lugar mais alto do pódio. Maia e seu companheiro de equipe, Tiel Andrade, representaram a MC Tubarão na etapa inicial do Império Endurance Brasil 2021, realizada no último sábado (1º), no Autódromo Internacional de Goiânia (GO).
Maia e Andrade largaram da 2ª posição e revezaram a pilotagem do protótipo da equipe MC Tubarão na categoria P3, por 4h, num grid de 34 carros distribuídos em sete categorias: P1, P2 e P3 (protótipos), além da GT3, GT3 Light, GT4 e GT4 Light, que reúnem marcas como Mercedes, BMW, McLaren, Porsche e outras.
João Pedro Maia é um dos dois pilotos mais jovens do grid.
Em entrevista após a corrida, o campineiro fez uma análise positiva do resultado.
“A gente é muito constante e veloz, fomos os mais velozes da categoria. Estou muito feliz e acho que o Tiel também. Temos um carro muito bom de chassi, não é o mais potente, mas o mais duradouro e que não vai quebrar. Estou muito feliz”, disse.
Para o campineiro João Pedro Maia a estreia não poderia ter sido melhor, diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 em 2020, que causou a restrição dos treinos e até mesmo a possibilidade de um novo adiamento da etapa inicial do Império Endurance, o que não aconteceu.
No ano passado, o piloto de Campinas também viveu a expectativa de estrear no grid da Fórmula 4 FIA Argentina, para tentar traçar seu caminho rumo à Fórmula 1, frustrada pelos desdobramentos da pandemia.
João Pedro Maia é campeão Sul-Americano e Sul-Brasileiro de kart 2018. Em 2019, foi campeão na Fórmula Vee tanto na classificação geral quanto no campeonato paulista e na Júnior (para pilotos de até 19 anos). O campineiro ainda fechou a vitoriosa temporada de 2019 conquistando o troféu Capacete de Ouro na categoria Formação de Pilotos, maior premiação para atletas do automobilismo nacional.