domingo, 28 setembro 2025
SUBIU!

Ponte Preta garante acesso à Série B com derrota do Guarani para o Brusque

Macaca empatou com o Náutico no Majestoso e confirmou a vaga após a derrota do Bugre em Santa Catarina
Por
João Victor Viana

A combinação de resultados deste sábado (27) no Campeonato Brasileiro Série C favoreceu a Ponte Preta, que garantiu o acesso para a Série B de 2026 com duas rodadas de antecedência. A Macaca empatou em casa com o Náutico por 1 a 1, mas viu seu rival, Guarani, perder para o Brusque, de virada, por 3 a 2, e carimbou o acesso.

Drama e empate em casa

O torcedor da Ponte Preta foi ao Majestoso confiante de que o acesso viria após o apito final. Com 100% de aproveitamento em três jogos do quadrangular, bastava à Macaca vencer o Náutico para subir de divisão sem depender de nenhum outro resultado.

A primeira etapa até começou movimentada. A Ponte pediu pênalti logo no primeiro lance do jogo, mas a arbitragem não sinalizou. Depois, aos 6 e aos 18 minutos, o Náutico obrigou o goleiro Diogo Silva a fazer duas boas defesas em chances com Bruno Mezenga e em chute de longa distância de Lucas Cardoso. A única tentativa mais perigosa dos donos da casa também foi em chute de fora da área, de Léo Oliveira, que o goleiro Muriel defendeu sem grandes dificuldades.

O segundo tempo foi mais movimentado e com um gol para cada lado. O Timbu abriu o placar após Léo Oliveira, da Ponte, tentar fazer o corte e a bola desviar no braço direito dele. Com o auxílio do VAR, o árbitro Alex Gomes Stefano assinalou o pênalti, convertido por Bruno Mezenga.

O resultado não favorecia a Ponte e ainda recolocava a equipe de Pernambuco forte na briga pelo acesso. Mas, aos 48 minutos, Serginho cruzou e Miguel, na grande área, cabeceou no canto esquerdo do goleiro para empatar o confronto e fazer a festa no Moisés Lucarelli.

Jogadores da Ponte Preta comemoram empate nos acréscimos do segundo tempo. Foto: Marcos Ribolli/PontePress

Ponte Preta conquista o acesso com derrota do Guarani

Vendo o rival tropeçar pela primeira vez na segunda fase da Série C, o Guarani tinha a oportunidade de encostar na liderança do grupo e chegou a sair na frente do Brusque, no Estádio Augusto Bauer, com Raphael Rodrigues, de cabeça, após falta cobrada por Diego Torres. Ainda no primeiro tempo, Alex Ruan empatou a partida.

Na segunda etapa, aos 24 minutos, Bruno Santos, do Guarani, cometeu pênalti e ainda foi expulso. A equipe da casa virou na cobrança convertida por DG. Mesmo com um a menos, aos 41 minutos, o Guarani conseguiu empatar novamente, desta vez com um gol de cabeça de Alan Santos, após cobrança de escanteio de Caio Mello. Mas, aos 51 minutos, Éverton Alemão acertou um belo chute de fora da área e deu a vitória à equipe de Santa Catarina.

Resultados que garantiram o acesso da Ponte

Quase três horas depois de ter terminado seu jogo, a Ponte Preta garantiu o acesso à Série B. Com 10 pontos, a Macaca só pode ser ultrapassada pelo Guarani, que tem seis, ou pelo Náutico, que tem quatro. Assim, ficará pelo menos na segunda colocação do grupo.

O Guarani ainda segue na vice-liderança, disputando também o acesso à Série B com o Náutico e o próprio Brusque, que conquistou seus três primeiros pontos nesta segunda fase.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também