sábado, 19 abril 2025

Preparador físico do Rio Branco revela detalhes sobre pré-temporada

Trabalhos com os atletas às vésperas da competição se dividem entre intensidade e recuperação 

Foto: Rafael Alves / Rede TODODIA

O Rio Branco Esporte Clube tem pela frente duras batalhas para conquistar o acesso para a Série A3 do futebol Paulista. Para conquistar o feito, é preciso estar entre as duas melhores equipes do campeonato, afinal, apenas o campeão e o vice garantem o acesso.

Buscar as melhores peças no mercado não é tardefa fácil. A comissão técnica e a diretoria da equipe mantém as análises para montar um grande elenco que levará o time ao objetivo.

Com muitos jogos pela frente, é importante captar atletas que irão corresponder com a intensidade das partidas e para que em campo essa diferença física e psicológica seja destaque, o Rio Branco conta com o trabalho do preparador físico Tuca Ribeiro e sua equipe.

Tuca é prata da casa. Desde 2019 integrando a comissão técnica do tigre, o preparador se vê cada dia mais apto a realizar um bom trabalho e espera que em 2023 todo o esforço dos profissionais envolvidos seja recompensado com o acesso.

Há poucos dias da estreia, Tuca acredita que é o momento de lapidar as peças e extrair o melhor de cada atleta. “Agora é o momento de adquirir melhorias nas capacidades físicas e determinantes de cada profissional, pensando principalmente no nível da competição”, ressalta o preparador.

Nessa reta final, Tuca ainda comenta que é necessário uma mescla entre a intensidade e a recuperação para chegar com o melhor condicionamento na primeira partida. “Hoje, temos ferramentas que servem de controle, que fazem com que nós equalizemos melhor essas cargas de trabalho. Esse período “pré-competível” (sic) é um momento delicado, onde precisamos ter cuidado para que não atrapalhe nossa estreia”. 

Se o corpo precisa estar 100%, a mente também deve caminhar junto. Com dois clássicos já nas primeiras rodadas, o psicológico dos atletas também é prioridade para a comissão. “O futebol é um esporte psicofisiológico. Precisamos ter cuidado por conta das demandas fisiológicas e claro, a questão emocional. Estamos repassando confiança aos atletas, para que consigam fazer o melhor trabalho diário e possam reproduzir isso quando estiverem em disputa”, finaliza.

A estréia do Tigre está marcada para o dia 23 de abril, às 16h, contra o Paulista, no estádio Décio Vitta.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também