Comandante do elenco bugrino Sub-20 na Copa São Paulo, o técnico Márcio Zanardi afirmou ontem à tarde que considera que o clube deve ter cuidado para fazer a transição dos atletas para os profissionais.
“A transição deve ser feita com muita cautela, mas é claro que depois daquilo que fizemos na Copa São Paulo mostra que temos jogadores em potencial”, disse o treinador, que comandou ontem o treinamento final antes do jogo de hoje, às 19h15, contra o Figueirense, em São Carlos.
A precaução é baseada, segundo ele, em dados científicos em que demonstra que o atleta só tem formação completa com 23 anos e tal conjuntura não pode ser desprezada.
“Não há dúvida de que temos atletas em potencial para fazer parte do grupo e o Osmar (Loss, técnico do time principal), com sua competência e qualidade saberá utilizar”, disse.
A análise de Zanardi ganha concordância com os responsáveis pelo departamento de futebol profissional.
O superintendente de futebol, José Fernando Fumagalli, confirmou a existência de um estudo minucioso para saber quais jogadores serão aproveitados.
Ele chama atenção de que não se pode ignorar o regulamento das listas de inscrição no Paulistão.
A listagem principal tem 26 nomes e a lista B com oriundos das categorias de base exige que os jogadores tenham vínculo de um ano com a agremiação.
“Vamos analisar caso a caso. Alguns jogadores vão entrar na lista B. Quanto a outros jogadores, vamos checar o aproveitamento desses atletas que não poderiam entrar na lista B (porque tem tempo inferior a um ano de vinculo)”, disse Fumagalli.
Ele deixa claro que as vagas para o setor de meio-campo e ataque estão contempladas. “Precisamos entender as necessidades do Osmar para tomarmos a decisão”, afirmou.