quarta-feira, 1 maio 2024

Renato Augusto marca na reestreia e Corinthians vence o Ceará

O time fez valer seu mando de campo e dominou a equipe cearense durante a maior parte do confronto  

Renato Augusto precisou de apenas 6 minutos em campo para marcar um golaço – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians venceu e convenceu na tarde deste domingo (15). No dia em que Renato Augusto voltou a atuar pelo clube do Parque São Jorge, a equipe teve uma de suas melhores atuações nesta temporada e bateu o Ceará, por 3 a 1, na Neo Química Arena, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O garoto Adson marcou dois gols no primeiro tempo e o camisa 8, de volta ao Timão após quase seis anos no futebol chinês, fechou a conta.

Depois de uma série de tropeços em casa, o Corinthians fez valer seu mando de campo e dominou o Ceará durante a maior parte do confronto. Em jogadas bem trabalhadas pelos meias e volantes, o Timão abriu vantagem no primeiro tempo e soube administrá-la na etapa final. O Vozão chegou a pressionar em alguns momentos do jogo, diminuiu com Rick, mas não foi páreo para o Alvinegro.

A vitória leva o Corinthians aos 21 pontos no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a figurar na primeira metade da tabela de classificação, retorna ao grupo de classificados para a Copa Sul-Americana, e já almeja o G6 nas próximas rodadas. O Ceará estaciona nos 23 pontos, se mantém na 7ª posição, mas ainda pode ser ultrapassado neste domingo.

O dia era para ter sido apenas de Renato Augusto, mas o garoto Adson, de apenas 20 anos, também brilhou. O meia-atacante marcou dois gols ainda no primeiro tempo e foi determinante para o triunfo do Timão na Neo Química Arena diante do Ceará.

O centroavante do Ceará foi uma das raras decepções da partida. Preso entre os zagueiros do Corinthians, Cléber não conseguiu dar mobilidade ao ataque, participou muito pouco da partida e, na única chance que teve, desperdiçou uma chance claríssima.

O que marcou o primeiro tempo do Corinthians foi a organização da equipe no meio de campo. Em uma jogada de lateral cobrada por Fábio Santos, o time trabalhou a bola até chegar na área adversária.

O volante Roni avançou entre os defensores e rolou para trás. O meia-atacante Adson apareceu sozinho para finalizar sem chances de defesa para Richard e abrir o placar na Neo Química Arena.

Manteve o ritmo

Em vantagem na partida, o Corinthians manteve o ritmo de jogo e seguiu atacando o Ceará até conseguir o segundo gol. A jogada começou na direita, com Roni, passou pelos pés de Giuliano até chegar em Fagner. O lateral virou o jogo e Fábio Santos teve muito espaço para avançar até cruzar na medida para Adson. O garoto invadiu a área, apareceu no meio da defesa cearense, cabeceou no chão e, de novo, venceu o goleiro Richard.

Em desvantagem, o Ceará partiu para o ataque no segundo tempo e deu trabalho para o Corinthians. Com o veloz Mendoza pelo lado esquerdo, o Vozão chegou a incomodar, mas a melhor chance foi em uma cobrança de escanteio. O zagueiro Luis Otávio subiu muito para cabecear e obrigou Cássio a fazer grande defesa. No rebote, a bola sobrou livre para Cléber, mas o centroavante se atrapalhou com a velocidade do lance e não conseguiu fazer o gol.

A contratação de Renato Augusto gerou uma enorme expectativa entre os corintianos, ansiosos por uma equipe mais competitiva no Campeonato Brasileiro. O camisa 8 precisou de apenas seis minutos em campo para mostrar a que veio e fazer um golaço na Neo Química Arena. O meia recebeu a bola de Giuliano, dominou, ajeitou o corpo e, de fora da área, bateu colocado e encobriu o goleiro cearense.

Com três gols de desvantagem na partida, o Ceará não teve escolhas e foi para o tudo ou nada em Itaquera. Em uma jogada individual, Rick levou toda a defesa do Corinthians, não caiu ao ser tocado, avançou pela faixa central e encheu o pé para diminuir o marcador e recolocar o Vozão na partida com um golaço de fora da área.

Com o Ceará se arriscando cada vez mais, o técnico Sylvinho optou em fechar o meio de campo com a entrada do volante Xavier na vaga de Giuliano. Daí em diante, o Corinthians jogou compacto na defesa, deu a bola para o Vozão e apenas se arriscou nos contra-ataques. Sem espaço para criar, o time nordestino não conseguiu criar mais chances de perigo.

O Corinthians volta a campo apenas no próximo domingo (22) para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará também tem uma semana cheia pela frente e seu próximo compromisso também é no domingo, contra o Flamengo, no Castelão.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 3 x 1 CEARÁ

Competição: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 15/08/2021 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)

VAR: Rafael Traci (SC)

Cartão amarelo: Fábio Santos (Corinthians); Jael (Ceará)

Gols: Adson, aos 16′ do 1º tempo (1-0); Adson, aos 29′ do 1º tempo (2-0); Renato Augusto, aos 22′ do 2º tempo (3-0); Rick, aos 24′ do 2º tempo (3-1).


Corinthians

Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Roni (Renato Augusto) e Giuliano (Xavier); Gustavo Mosquito (Marquinhos) e Adson (Mateus Vital); Jô. Técnico: Sylvinho.


Ceará

Richard; Buiu, Messias, Luis Otávio e Bruno Pacheco; Marlon (Pedro Naressi), Fernando Sobral, Jorginho (Rick), Lima (Erick) e Mendoza (Airton); Cléber (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também