Depois da paralisação em virtude da pandemia da Covid-19, o Rio Branco Esporte Clube irá retomar as atividades voltadas ao futebol feminino.
O projeto ressurgirá unindo a parte social e o alto rendimento. A gestão das ações será compartilhada, aliado ao clube, dois projetos esportivos participarão ativamente, a AEMA (Associação Esportiva Meninas de Americana) e a Associação Esportiva Alpha Brasil.
A AEMA, liderada pelo presidente Luiz Antônio de Matos, está mais responsável pelo objetivo social do projeto, reunindo meninas que encontram no futebol o seu esporte favorito.
Já a Alpha Brasil, liderada por André Mineiro, treinador e irmão do volante Mineiro, autor do gol do título mundial do São Paulo em 2005, ficará responsável pelo alto rendimento, captando atletas e formando as equipes com pretensão de disputar o Campeonato Paulista.
De início, o projeto será voltado para as categorias de base, principalmente, no sub-17 e sub-20, mas com a possibilidade de expansão para outras categorias.
“Em princípio vamos trabalhar com a base até pelo fomento dos projetos sociais. Mas futuramente nós iremos conversar com o Gilson (presidente do Rio Branco), para ver qual é a proposta do clube para uma equipe profissional no feminino. Mas isso será uma conversa futura”, relatou André, que ainda informou que as conversas para a parceria estão acontecendo desde o início do ano.
O trabalho já começou e a primeira avaliação está marcada para o dia 30 de setembro, a partir das 8h, no campo do Torino, na Avenida Bandeirantes. As jovens, de 14 a 19 anos, interessadas em participar da ‘peneira’ e disputar uma vaga na equipe do Rio Branco, devem entrar em contato com o número (19) 99503-9132, no qual receberão todas as orientações para a participação.
Segundo o treinador, o projeto está voltando de maneira mais estruturada e profissional, e a pretensão são as melhores para o trabalho. “A expectativa, acima de tudo, é a fomentação do futebol feminino. Estruturar e incentivar as meninas da cidade e da região a prática do esporte, tanto para o alto rendimento, quanto para a prática saudável, de se divertir”, ressaltou Mineiro.