sábado, 4 maio 2024

Rio Branco vai além do futebol

Atualmente com o futebol e o futsal em atividade, a diretoria do Rio Branco vai, a partir deste ano, abrir espaço para a prática de novas modalidades no clube. Escolinhas gratuitas de handebol, basquete e vôlei passarão a ser comandadas pelo Tigre, em parceria com a AEMA (Associação Meninas de Americana), que já é responsável pela gestão das equipes femininas do alvinegro. A ideia é reativar a filiação riobranquense nas federações estaduais de cada esporte. 

“Vamos ver qual a situação de filiação em cada uma das federações, se há algum atraso, e regularizar para que o Rio Branco possa, no futuro, voltar às competições dessas modalidades. Nossa prioridade é a base, a formação e, de início, apenas disputar torneios de âmbito regional”, revelou Rodrigo Ferraz Moreira, responsável pela AEMA. 

Especialista em equipes femininas, Ferraz ressalta que o projeto abre espaço também para os meninos. “Nossa bandeira sempre será o esporte feminino, mas não impede a formação de equipes para disputas no masculino também. Hoje, por exemplo, já temos 15 meninos treinando no nosso futsal”, detalhou. 

O dirigente explica como a população terá acesso às modalidades. “Faremos em formato de escolinha. As inscrições estão abertas para alunos de 10 a 20 anos, e basta a criança ou adolescente se encaixar nos requisitos e entrar em contato com a Juliana Seabra no WhatsApp (19) 99313-9219. Não há seletiva. Claro que os que mais se destacarem serão direcionados às equipes de competição”, frisou. 

O presidente do Tigre, Gilson Bonaldo, comentou mais a respeito do projeto. “A ideia é, claro, ter o futebol profissional como carro chefe, mas também dar incentivo ao esporte amador, em especial, às crianças. No momento, não estamos pensando no alto rendimento, o foco é a base”, apontou. 

“A associação já está envolvida, desde 2017, no futebol feminino, e agora vamos nos dedicar a essas outras modalidades. E é ir galgando espaço, passando etapas e, quem sabe, mais à frente, voltar a disputar grandes competições nas federações como era no passado”, apontou o mandatário do Tigre. 

De acordo com o clube, inicialmente, haverá parcerias com a Prefeitura e o Estado para o trabalho. Futsal e handebol terão aulas no ginásio Aristides Pisoni, no jardim Ipiranga, através de acordo com a Secretaria de Esportes. Já para o basquete e o vôlei, a associação iniciou conversas com a escola estadual Profª. Olympia Barth de Oliveira, no mesmo bairro, para utilização de sua quadra. 

“Estamos reformando a quadra poliesportiva que temos na Sede Náutica do clube e a intenção é concentrar as aulas e treinamentos lá. Aliás, devemos entregar também a quadra de tênis, que já recebeu tantas competições importantes no passado, e a nossa intenção é que isso volte a acontecer”, disse Bonaldo. 

A coordenação das escolinhas de futsal, handebol, basquete e vôlei estará a cargo dos professores Rodrigo Ferraz, Juliana Seabra, Thiago Nunes e Luis Antônio de Mattos, todos ligados à AEMA. A intenção do clube é firmar parceria com faculdades da cidade e região em busca de estagiários de Educação Física para apoio no desenvolvimento do trabalho. 

ALTO RENDIMENTO 

Até 2010, quando o município passou a utilizar o nome Americana em todos os seus esportes de competição, as modalidades locais atuavam nas federações como Rio Branco, que era a equipe filiada às respectivas entidades. O Tigre, por exemplo, sagrou-se campeão paulista da Série Prata em 2008 com sua equipe de futsal adulto, comandada por Vanderlei Ferreira e Abimael Valadares. 

“A ideia é fazer parcerias, formar os atletas e estar apresentando aos treinadores das equipes de alto rendimento da secretaria. Se a prefeitura quiser abraçar o projeto, temos total interesse em que o Rio Branco volte a disputar as competições com os times da cidade, como acontecia”, afirmou Rodrigo Ferraz. 

Outros exemplos da parceria entre Rio Branco e esporte amador de Americana nas principais competições do estado, que durou até o início desta década, são o time de handebol feminino, com diversos títulos nacionais e estaduais no adulto e juniores e, em um passado distante, as conquistas no basquete e hóquei sobre patins.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também