quarta-feira, 24 abril 2024

Rivais podem morrer abraçados no 100º dérbi

Há 105 anos, no dia 3 de maio de 1915, União Barbarense e Rio Branco, ainda com o nome de Arromba, entraram em campo para disputar o primeiro dérbi da história, diante de uma plateia definida pelo Correio Paulistano, jornal da capital paulista, como “numerosíssima”.

O jogo, às 15h, aconteceu em Santa Bárbara d’Oeste e fez parte da inauguração da luz elétrica, que pela primeira vez iluminou a cidade às 21h daquele dia.

Hoje, no mesmo horário, só que sem público devido à pandemia de coronavírus, Rio Branco e União Barbarense se enfrentam pela 100ª vez na história, desta vez em Americana.

O levantamento de todos os dérbis da história foi revelado com exclusividade pelo jornal TODODIA em suplemento publicado em 3 de maio de 2015, no aniversário de 100 anos do duelo.

Histórico rival, o União é o primeiro clube a enfrentar o Rio Branco 100 vezes, em uma história que reúne amistoso, campeonatos amadores, torneios estaduais e competições nacionais. A vantagem no duelo é do União, que soma 41 vitórias contra 29 do Rio Branco. Foram 29 empates.

Os dois rivais podem morrer abraçados hoje ainda na 1ª fase da última divisão estadual, a quarta. O União tem chances praticamente nulas de classificação. Uma vitória o deixaria com dez pontos e três vitórias, na terceira posição da chave, precisando de uma série de outros tropeços de equipes que estão em terceiro de seus grupos já com nove ou dez pontos.

Os dois primeiros colocados de cada chave mais os dois melhores terceiros entre os sete grupos se classificam. Independente e Itararé, os dois primeiros do grupo 4, já garantiram vaga.

O Rio Branco precisa vencer para chegar a 13 pontos e tentar ser o segundo melhor terceiro colocado. Com esta pontuação e três vitórias, o Tigre tem boas chances de superar, no saldo de gols, outros quatro terceiros colocados.

O problema do Rio Branco está no grupo 2. O Tigre precisaria torcer para um desses dois resultados nesta chave: que o Osvaldo Cruz não derrote o Assisense, lanterna da chave com um ponto, em Assis, ou que o vice-líder Vocem seja derrotado fora de casa pelo Tupã, quarto colocado na chave.

Se isso acontecer e o Rio Branco vencer, poderá decidir a última vaga no saldo de gols contra rivais de outros grupos, e hoje o Rio Branco tem melhor saldo que os rivais diretos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também