Este sábado (22) promete grandes emoções no futebol de Santa Bárbara d’Oeste e Americana. União Barbarense e Rio Branco decidem a vida na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a Bezinha. Ambos os clubes podem seguir para a terceira fase ou serem rebaixados para a nova divisão que será criada em 2024.
Veja abaixo as contas para classificação e rebaixamento das duas equipes.
Rio Branco
O Tigre entra em campo às 15h deste sábado (22), no Estádio Prof. Luís Augusto de Oliviera, em São Carlos. O desafio da 6ª e última rodada é o Grêmio São-Carlense, líder do grupo e já classificado.
Ocupando a segunda posição, o Rio Branco tem oito pontos conquistados e precisa apenas de um empate para confirmar a vaga, já que o Jabaquara, em terceiro, também tem oito pontos, mas não joga mais, devido a suspensão do Fernandópolis.
A derrota por um gol de diferença também mantém o time de Americana com a vaga garantida, pelos gols marcados. Em caso de diferença maior no resultado negativo, o Tigre buscará a classificação entre os quatro melhores terceiros dos seis grupos.
Em casa de vitória, o Rio Branco continua se classificando em segundo, pois não alcança o líder que fecharia com 14.
União Barbarense
A situação do União é mais delicada. Com uma queda de rendimento considerável nesta segunda fase, a equipe tem apenas quatro pontos e amarga a lanterninha do grupo 9.
Mas nada está perdido. O Leão da 13 ainda pode alcançar o terceiro e o segundo lugar.
Para finalizar como vice-líder, a equipe precisa fazer o dever de casa também às 15h, contra o Tanabi, e torcer para que o Mauaense não vença o líder e classificado XV de Novembro, em Jaú.
Caso vença o Tanabi, e o Mauaense também vença seu jogo, os barbarenses precisarão fazer contas com os outros grupos para saber se ficou entre os quatro melhores terceiros colocados.
Se empatar, o União ainda pode ficar em terceiro se o Mauaense for goleado por, no mínimo, quatro gols de diferença. Porém, com cinco pontos não será possível se classificar.
Com a derrota, o rebaixamento é o destino inevitável.
Terceira fase ou rebaixamento
Como prevê o regulamento, os dois primeiros de cada grupo classificam e os quatro melhores entre os seis grupos também avançam.
Assim como na primeira fase, quem não se classificar estará rebaixado para a nova divisão que será criada em 2024 pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Os 16 clubes que seguirem no campeonato, serão divididos em quatro grupos.