Diego Aguirre permitiu que só o aquecimento fosse visto no treinamento do São Paulo de ontem. Desligadas as câmeras, deu início à preparação da equipe para o confronto com o Fluminense, no estádio do Morumbi.
De acordo com o clube, houve uma atividade tática no CCT da Barra Funda. Nela, o comandante uruguaio começou a trabalhar alternativas para superar o sistema defensivo do adversário.
Depois de ter se estabelecido na liderança do Campeonato Brasileiro, o São Paulo passou a ser encarado de outra maneira pelos rivais. E diminuíram bastante os espaços para os contragolpes que tanto aprecia a formação tricolor.
Nas partidas realizadas no Morumbi, isso fica ainda mais claro. Foi o que ocorreu no suado triunfo por 1 a 0 sobre o Ceará, no último domingo, e o cenário provavelmente vai se repetir no próximo, contra o Fluminense.
“Dentro da nossa casa, ninguém é maluco de chegar querendo atacar o São Paulo. O que a gente tem feito dá receio nos adversários. Vamos encontrar equipes bem fechadas e temos que estar preparados”, afirmou o atacante Diego Souza.
Lidar com times retrancados não é a principal qualidade dos comandados de Diego Aguirre. Eles gostam de esperar o rival e venceram o primeiro turno tendo menos a bola do que os oponentes. A média foi de posse do esférico por 47,6% do tempo.
Essa realidade mudou no segundo turno. No empate por 1 a 1 com o lanterna Paraná, em Curitiba, o São Paulo teve 55% da posse. Na já citada vitória sofrida sobre o Ceará, penúltimo colocado na tábua de classificação, a marca subiu para 60%.
Para superar as retrancas, o São Paulo procura adotar um misto de agressividade e paciência. Há o cuidado para evitar que o time não seja afoito nem exagere na cautela para buscar o gol.
CONVOCAÇÃO TIRA ARBOLEDA POR DOIS JOGOS
Arboleda foi convocado para os amistosos que a seleção do Equador fará nos Estados Unidos em setembro. O zagueiro, assim, desfalcará o São Paulo em duas partidas.
A equipe equatoriana vai enfrentar a Jamaica, no próximo dia 7, na cidade de Harrison. Quatro dias depois, medirá forças com a Guatemala, em Bridgeview.
Pelos compromissos com o time nacional, que inicia ciclo na tentativa de disputar a Copa do Mundo de 2022, o defensor perderá a 23ª e a 24ª rodadas.
Arboleda não estará à disposição para o duelo com o Atlético-MG, no dia 5, em Belo Horizonte. Também será baixa no dia 8, quando o São Paulo receberá o Bahia.
A ausência não é tida como um grande problema porque Diego Aguirre adotou um rodízio no setor.