No último dia 3, a cidade de Barranquilla, na Colômbia, perdeu o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. A determinação veio do PanAm Sports, detentora dos direitos do evento esportivo. Com isso, a cidade de São Paulo surge como uma possibilidade de ser a nova sede.
A decisão pela cidade colombiana estava oficializada desde 2021, por esse motivo, a capital paulista tinha o projeto de tentar a candidatura para 2031, porém, com esta mudança, os planos podem ser adiantados para 2027.
De acordo com a PanAm Sports, Barranquilla foi retirada, pois não cumpriu com compromissos financeiros. Como garantia, o município deveria ter pago duas parcelas de US$ 4 milhões, o que não foi feito.
“O Comitê Executivo da Panam Sports, em 3 de janeiro de 2024, assumiu a determinação inabalável em retirar o direito de ser a cidade-sede do evento continental em 2027. A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente.”, disse o comunicado da Panam Sports.
Ainda não há nada oficial sobre o desejo de São Paulo em ser a sede da 20ª edição do Pan, a decisão está em análise e deve ser tomada em alguns dias. Até o momento, o único documento assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) é uma carta de intenção, em que a cidade se coloca à disposição para 2031.
A última vez em que Pan-Americano foi realizado no Brasil foi em 2007, no Rio de Janeiro. E São Paulo já recebeu uma edição dos Jogos, em 1963.