Com apenas dois dias de trabalho de pré-temporada, o técnico Edson Vieira deixou o União Barbarense, após aceitar proposta do São Bento de Sorocaba, que vive situação difícil na zona de rebaixamento da Série A-2 estadual. A decisão, oficializada na manhã desta quarta-feira (26), pegou os dirigentes do Leão da 13 de surpresa, afinal desde outubro do ano passado o treinador comandava o planejamento do clube visando a disputa da Bezinha deste ano.
“Fico muito sentido com a falta de respeito dele com o União Barbarense e com a torcida. Na apresentação, o Edson teve uma conversa com os atletas e falou muito em caráter, para depois fazer isso. Comigo ele não trabalha mais, perdi a confiança”, comentou o diretor de futebol Clayton Vieira.
O dirigente afirma que o clube não liberou o treinador para acerto com o São Bento. “Ele procurou e ficamos reunidos a tarde toda na terça-feira. Foi uma proposta muito interessante financeiramente. Falei para o Edson que o melhor projeto era ele continuar no União, mas ele já tinha dado a palavra lá em Sorocaba. Essa saída não teve o nosso consentimento”, ressaltou.
“Não tínhamos um contrato, mas um acordo, pelo respeito que tinha pelo clube. Passei a noite pensando e resolvi que não íamos liberar, mas ele optou por sair. Com certeza vai prejudicar nosso planejamento, mas saber se essa mudança será positiva ou negativa para o União, só depois dos resultados em campo”, completou Clayton Vieira.
O diretor descartou ainda deixar o elenco nas mãos dos demais integrantes da comissão técnica – todos permanecem no clube – e aguardar o encerramento da participação do São Bento na A-2 para que Vieira retornasse ao clube.
“De jeito nenhum. Um clube da grandeza do União Barbarense não pode nunca ficar em segundo plano, não é estepe de ninguém. Essa possibilidade está totalmente descartada. Não dá para ficar lamentando, vamos virar a página e buscar um novo treinador”, frisou.
O dirigente informou que o elenco de 30 jogadores que iniciou os treinamentos na última segunda-feira segue a programação normal de treinamentos da semana para avaliação técnica, sob comando do auxiliar Sandro Lima, do preparador físico André Zaros e do treinador de goleiros Luis Miller, inclusive, alguns desses atletas devem ser dispensados nos próximos dias.
O TODODIA procurou Edson Vieira para comentar a respeito de sua saída do Leão da 13, porém, ele não atendeu às ligações, tampouco respondeu às mensagens via aplicativo de celular até a publicação desta reportagem.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira na sua apresentação ao São Bento, onde foi campeão paulista da A-3 em 2013, entretanto, o treinador falou sobre ter deixado o Leão da 13: “Saí de uma agremiação que eu tenho um carinho muito grande, de um gestor que foi meu jogador, que é o Clayton Vieira. Foi difícil sair de lá, existia um projeto novo para tirar o União da situação de estar na última divisão, mas pesou muito a passagem marcante que eu tive por esse clube”, afirmou, já vestindo a camisa do São Bento.
De acordo com informações da rádio Band FM Sorocaba, o contrato do ex-técnico unionista com o Bentão é válido apenas por sete jogos, os que restam para o encerramento da 1ª fase da Série A-2.
NOVO TÉCNICO
Com a saída de Edson Vieira, a direção do União já iniciou os contatos em busca do novo treinador. “Devemos apresentar o novo técnico na segunda-feira. No fim de semana já vamos anunciá-lo. Estou buscando um profissional com perfil jovem, mas que tenha experiência de trabalho com atletas até 23 anos, que a competição exige”, revelou Clayton.