Tiago Nunes “respirou” no cargo de técnico do Corinthians com a vitória sobre o Goiás por 2 a 1 na quarta-feira (2), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, está longe de engrenar no comando alvinegro.
O treinador ainda não mostrou um time ideal para a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil, competições que o clube ainda tem para disputar nesta temporada – neste sábado (5), às 19h, tem novo compromisso pelo Nacional, diante do Botafogo, em casa.
Segundo levantamento da reportagem, Tiago Nunes só conseguiu repetir a escalação em 7 dos 24 jogos oficiais do Corinthians em 2020. Questionado sobre essa dificuldade após o duelo contra o Goiás, o treinador se mostrou incomodado.
“São sempre os mesmos atletas, a gente não muda de grupo a cada jogo. E as escalações, elas mudam como todas equipes mudam. Todas as equipes acabam tendo mudanças de um jogo para outro, por vários aspectos”, disse. “Pode parecer que não, mas estamos sob uma pandemia, teve uma parada de quatro meses, e são jogos a cada três dias. A memória curta faz esquecer esses detalhes. Temos cuidado para preservar atletas e trocar características de um jogador para outro.”
Antes da pandemia, no entanto, Tiago só repetiu a mesma escalação em 3 de 12 jogos, com variações entre eles – logo na primeira e na segunda partida oficial do ano, contra o Botafogo-SP e Mirassol; em fevereiro, diante do Santos e do Guaraní-PAR e, depois, contra São Paulo e Água Santa.
Já após a parada, Tiago Nunes repetiu a escalação em 4 de 12 partidas.
Sem suspensos nem lesionados, ele não será forçado a levar a campo contra o Botafogo uma formação diferente da que iniciou a última rodada. O adversário carioca, por sua vez, segue sem o lateral esquerdo Victor Luis, que se recupera de cirurgia para a retirada do apêndice.