Sete meninas representaram Santa Bárbara d’Oeste nos Jogos Abertos do Interior de 2024 e conquistaram a medalha de bronze por equipes na Ginástica Artística. A competição foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, em São José do Rio Preto.
O time sub-14 é formado pelas atletas Isabela do Prado (12 anos), Yasmin Marchiori (12 anos), Helena Surge (11 anos), Iara Defanti (11 anos), Victória Braga (11 anos), Giovanna Schiavinatto (9 anos), Manuelly Todinca (10 anos). Elas treinam no Centro de Iniciação em Ginástica (CIG), com a ex-atleta e técnica Francielle Hernandes.
Para chegar aos Jogos Abertos, as jovens atletas ficaram em sétimo lugar nos Jogos Regionais, realizados em julho, em Bragança Paulista.
Ao todo, 16 cidades competiram na ginástica sub-14 nos Jogos Abertos do Interior, a equipe de Santa Bárbara d’Oeste ficou atrás de Indaiatuba e Paulínia, respectivamente.
Além do terceiro lugar, a atleta Iara Defanti conquistou ouro no solo e prata no salto, e Isabela do Prado conquistou bronze no solo e bronze na paralela.
“Trouxemos cinco medalhas e para nós isso foi gratificante. Foi um trabalho muito em conjunto com a parte emocional, nutricional e principalmente com os pais, que foram verdadeiros patrocinadores. A prefeitura de Santa Bárbara também apoiou nossa causa e nos estendeu a mão com o que a gente precisava”, destacou a técnica Francielle Hernandes.
O trabalho do Centro de Iniciação em Ginástica (CIG)
O Centro de Iniciação em Ginástica (CIG) tem unidades em Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Neste ano, 25 meninas competiram em torneios nacionais e ligas intermunicipais, conquistando um total de sete troféus e quase 500 medalhas.
Com atletas participando de competições desde os seis anos de idade, a instituição se firmou, nos últimos dois anos, como parte da Federação Paulista de Ginástica (FPG). 2024 também foi o ano de estreia de uma atleta do CIG no Campeonato Brasileiro de Ginástica.
O objetivo para o próximo ano é ampliar a participação em competições oficiais, com a meta de levar uma equipe de, pelo menos, três meninas para o brasileiro.