Quase um ano depois da última partida da seleção brasileira – um amistoso vencido por 3 a 0 contra a Coreia do Sul em novembro de 2019 -, o técnico Tite voltou a comandar um treinamento nesta segunda-feira (5), na Granja Comary. À espera do elenco completo até esta terça para as Eliminatórias da Copa do Mundo, o comandante teve apenas 8 dos 23 convocados à disposição para os trabalhos.
Gabriel Menino, Marquinhos, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Neymar, além dos goleiros Ederson, Weverton e Santos, treinaram normalmente. Outros dois jovens jogadores completaram a atividade: o lateral-esquerdo Riquelme e o atacante Figueiredo, cedidos pelo Vasco, somando dez atletas para a atividade.
O preparador físico Fábio Mahseredjian orientou trabalhos mais leves para outros quatro jogadores, Thiago Silva, Felipe, Renan Lodi e Éverton Cebolinha, enquanto Richarlison realizou tratamento de uma lesão no tornozelo esquerdo. O restante do grupo ainda não se apresentou na Granja Comary. Douglas Luiz, Casemiro, Fabinho, Rodrygo, Roberto Firmino, Bruno Guimarães, Alex Telles, Danilo, Matheus Cunha e Philippe Coutinho estão nesta relação. A ideia é que todos estejam disponíveis para o treino desta terça, às 15h30, uma das três atividades antes da estreia na sexta-feira, às 21h30, contra a Bolívia, na Neo Química Arena.
Estas duas partidas deveriam ter ocorrido no primeiro semestre, mas foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus e a lista de convocados do técnico Tite acabou cancelada. O treinador comemorou a volta ao trabalho em campo.
Em campo, no treinamento possível de ontem, houve dois focos: primeiro, uma atividade para aprimorar a construção ofensiva direto da defesa para o ataque. Depois houve um trabalho com situações defensivas, de “coberturas curtas, bolas de fundo, bolas no chão e bolas aéreas”, segundo o auxiliar Cléber Xavier.
Os goleiros trabalharam com o preparador Taffarel. Depois da estreia contra a Bolívia, o Brasil entra em campo terça-feira (13), fora de casa, contra o Peru.